Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Educação de Manaus cresce no Saeb 2025 segundo dados
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Educação de Manaus cresce no Saeb 2025 segundo dados
Manaus

Educação de Manaus cresce no Saeb 2025 segundo dados

2 dias atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), comemorou o resultado preliminar do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb) 2025, divulgado nesta terça-feira, 14/4, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A REDE municipal apresentou crescimento superior a 3,2% nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e de mais de 1,9% nos anos finais (6º ao 9º ano). Os dados subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Como a terceira maior REDE municipal pública do país, Manaus atribui o resultado ao trabalho conjunto de professores e equipes técnicas. O secretário municipal de educação, Arone Bentes, destacou o esforço coletivo.

“Esse avanço na proficiência, a capacidade de aprendizagem dos alunos em língua portuguesa e matemática, é resultado, principalmente, do trabalho dos professores, além dos técnicos e de toda a equipe que conduziu, ao longo de um ano inteiro, políticas educacionais voltadas às escolas. Para nós, é muito significativo ver que a Semed não retrocedeu nem estagnou, mas avançou. São dados expressivos para uma REDE com 250 mil estudantes, mais de 13 mil professores e 514 escolas. É um esforço coletivo que tem gerado resultados concretos”, afirmou.

Ao todo, 38 mil estudantes participaram do Saeb em 2025. Nos anos iniciais, a nota preliminar alcançou 6,4; já nos anos finais, 5,3. O resultado final e o ranking nacional estão previstos para junho. O prazo para interposição de recursos começou nesta terça-feira e segue até as 17h (horário de Brasília) do dia 17 de abril.

Sobre o Saeb

Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da educação básica é uma avaliação em larga escala que subsidia a formulação, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O exame permite aos diferentes níveis de governo avaliar a qualidade da educação no país com base em evidências.

Além disso, o Saeb contribui para a compreensão das condições de acesso e permanência dos estudantes na escola, bem como para a análise da eficiência do ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos alunos no contexto escolar.

—– —- —-

Texto – Divulgação / Semed
Fotos –  Eliton Santos/Semed

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sedurb e TCE acompanham avanço das obras do Prosai em Parintins
Próximo artigo Dez equipes do Cetam participam da Trilha Nacional de Pré-Incubação do MEC

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza intervenção em rede de drenagem

1 hora atrás

PMM intensifica reconstrução da passarela Torquato Tapajós

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com recuperação asfáltica e melhora mobilidade no bairro Colônia Japonesa

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa do ‘Conexão CNM Qualifica’

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras na avenida Brasil e reforça segurança viária no bairro Compensa

2 horas atrás

Prefeitura promove ações para marcar Dia dos Povos Indígenas

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove ação intersetorial aliando saúde e meio ambiente na alameda Alphaville

3 horas atrás

Procon Manaus leva atuação prática a estudantes de direito

4 horas atrás

Operadores do transporte recebem orientação sobre cuidados com idosos e PcDs

4 horas atrás

Veículo invade área isolada de obra no conjunto Canaranas

5 horas atrás

Prorrogação das inscrições para o concurso da Guarda Municipal

5 horas atrás

Servidores da Educação participam de evento da Prefeitura de Manaus sobre governança pública e ética profissional

5 horas atrás
PMM apresenta Programa de Integridade e Compliance na Semed
Prefeitura apresenta quatro experiências exitosas de Manaus
PMM disponibiliza consulta pública para protocolo de manejo da lesão diabética
Prefeito Renato Junior destaca gestão próxima, valorização de servidores e foco em mobilidade durante entrevista
Servidores da Visa Manaus recebem capacitação da Anvisa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?