Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Capacitação profissional do Prosamin+ oferece cursos e formações para geração de renda na zona sul de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Capacitação profissional do Prosamin+ oferece cursos e formações para geração de renda na zona sul de Manaus
Governo do Amazonas

Capacitação profissional do Prosamin+ oferece cursos e formações para geração de renda na zona sul de Manaus

38 minutos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Prosamin+ e UGPE, em parceria com o Cetam, abrem turmas de qualificação para beneficiários e público em geral.

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), está oferecendo cursos de capacitação profissional voltados a beneficiários do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e à população em geral. As aulas ocorrerão no Escritório de Apoio Local (ELO) Mestre Chico, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, e no Elo Liberdade, bairro Betânia.

Cursos e cronograma

Segundo a UGPE, o programa inclui as formações de Agente Comunitário de saúde, Cuidador de Idosos e Agente de portaria. Conforme o cronograma divulgado:

– O curso de Agente Comunitário de saúde começa na segunda-feira (16/03) e tem término previsto para o dia 22 de abril. As inscrições para essa turma já foram encerradas.

– Na segunda-feira (16/03) serão abertas as inscrições para os cursos de Cuidador de Idosos e Agente de portaria.

– O curso de Cuidador de Idosos ocorrerá de 27 de abril a 22 de junho.

– O curso de Agente de portaria será realizado de 6 de julho a 7 de agosto.

Todas as turmas previstas para a ELO Mestre Chico terão aulas no horário das 18h às 21h.

No Elo Liberdade, no bairro Betânia, também será oferecido o curso de penteados e tranças, com início no dia 23/03. As aulas desse curso ocorrerão das 13h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira.

Inscrições e requisitos

Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos. Os interessados devem enviar, via WhatsApp, fotos legíveis da frente e verso do RG, certidão de conclusão do ensino médio e comprovante de residência, informando o curso desejado. O envio deve ser feito para o número (92) 99216-1846. Para o curso de penteados e tranças, as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (92) 99304-3786 ou de forma presencial no Elo Liberdade.

Objetivo e alcance do programa

De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, as ações de capacitação integram o Prosamin+ com o propósito de fortalecer e ampliar as oportunidades de geração de renda entre os beneficiários. “Os cursos profissionalizantes têm sido cada vez mais procurados por representarem um meio de acesso para o mercado de trabalho ou de incentivo para implantação do próprio negócio”, ressaltou.

A subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, afirma que o programa vai além do reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco e investe em qualificação para promover emprego e renda. “O Prosamin+ não atua apenas no reassentamento das famílias. O programa também investe na capacitação profissional como forma de impulsionar oportunidades de geração de emprego e renda para os beneficiários”, afirmou.

De acordo com a subcoordenadora, os cursos são definidos a partir das demandas identificadas nas comunidades atendidas. Entre as capacitações já ofertadas estão treinamentos para atendente de farmácia, assistente administrativo, recepcionista, operador de caixa, logística, manutenção de condicionadores de ar, informática básica, barbeiro, tranças e penteados, maquiagem, extensão de cílios e instalações elétricas.

Assuntos nesse artigo:

#prosaminplus, #UGPE, #sedurb, #cetam, #capacitacao, #cursos, #agentecomunitariodesaude, #cuidadordeidosos, #agentedeportaria, #elomestrechico, #eloliberdade, #cachoeirinha, #betania, #Manaus, #geracaoderenda, #qualificacaoprofissional, #inscricoes, #whatsapp, #reassentamento, #mercadodetrabalho

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas anuncia lançamento do Festival de Parintins com shows dos bois e atrações nacionais em Parintins
Próximo artigo Seinfra recebe selo Diamante no Prêmio da Qualidade da Gestão Pública do Amazonas após conquistar selos Ouro

Mais notícias desta categoria

Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ será realizado em 27 de março no Parque Rio Negro

27 minutos atrás

Estudo mostra que tratamento preventivo de 1 mês amplia proteção contra tuberculose em Manaus

30 minutos atrás

Seinfra recebe selo Diamante no Prêmio da Qualidade da Gestão Pública do Amazonas após conquistar selos Ouro

33 minutos atrás

Governo do Amazonas anuncia lançamento do Festival de Parintins com shows dos bois e atrações nacionais em Parintins

42 minutos atrás

Ipaam autoriza pesca manejada de 15 mil larvas de aruanã branco na RDS Mamirauá

4 horas atrás

Governo do Amazonas lança Festival de Parintins e anuncia R$ 10 milhões para edição de 2026

4 horas atrás

Fapeam e Fapesp abrem chamada para projetos de bioeconomia com prazo até 23 de março e R$ 8 milhões em recursos

4 horas atrás

Paic da Fundação Cecon avalia 63 projetos de iniciação científica em três dias

5 horas atrás

Cigás renova patrocínio e participa do Amazonas Óleo, Gás & Energia 2026 em Manaus com expectativa de 6 mil participantes

6 horas atrás

SSP-AM divulga edital do RecuperaFone com 299 nomes para devolução de celulares em Manaus a partir de 16/03

6 horas atrás

Programa Asfalta Amazonas executa recuperação de 9,15 km em Barreirinha e amplia intervenções no interior do Amazonas

6 horas atrás

Familiares devem comparecer ao Instituto Médico Legal para reconhecimento do corpo de Rodrigo Barbosa Pinto em Manaus

6 horas atrás
Inscrições abertas para a Olimpíada Científica de Integração Nacional (Ocina) com participação de escolas públicas
FCecon recebe Selo Ouro por transparência legal no Prêmio da Qualidade da Gestão Pública do Amazonas
Fim de semana esportivo em Manaus reúne 3B da Amazônia na Série A2 e Vila Aberta com atividades gratuitas
Prêmio da Qualidade reconhece avanços em Controle Interno, Transparência e Ouvidoria no Amazonas
Cigás é premiada pelo Governo do Amazonas por transparência e controle interno em três categorias
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?