Três unidades passaram por obras de infraestrutura e foram reinauguradas pela Semed em 5/3.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação de Manaus (Semed), reinaugurou, nesta quinta-feira, 5/3, as unidades escola Municipal professor Rubem da Silva Peixoto, escola Municipal Ana Sena Rodrigues e o Centro Municipal de educação infantil (Cmei) professora Dulcinéia Tinoco dos Santos Lucas. As duas primeiras estão localizadas na zona Leste e a última na zona Norte de Manaus. As entregas ocorreram após obras de reforma e adequações para melhorar o atendimento à comunidade escolar.
Unidades entregues e localização
A primeira unidade entregue foi a escola Municipal professor Rubem da Silva Peixoto, situada na rua Nova Esperança, no bairro Jorge Teixeira. Em seguida, foi reinaugurado o Cmei professora Dulcinéia Tinoco dos Santos Lucas, na comunidade Grande Vitória. A programação foi encerrada com a entrega da escola Municipal Ana Sena Rodrigues, no bairro NOVO Israel.
Obras e serviços realizados no Cmei
No Cmei professora Dulcinéia Tinoco dos Santos Lucas foram executados serviços como substituição total da cobertura, instalação de calhas para captação de águas pluviais, construção de abrigo para central de GLP e revitalização do estacionamento. Também foram ampliados e reformados os sanitários dos estudantes, revisadas as esquadrias e implantada tubulação para sistema de gás. A unidade recebeu pintura geral interna e externa, revisão completa das instalações elétricas, adequação do sistema hidrossanitário e melhorias no sistema de drenagem pluvial.
O Cmei atende 404 crianças do 1º e 2º períodos da educação infantil e conta com dez salas de aula, secretaria, diretoria, sala de coordenação pedagógica, cozinha, depósito de merenda escolar, sala para freezers e sanitários feminino, masculino e adaptado para pessoa com deficiência (PcD).
reformas na escola professor Rubem da Silva Peixoto
A escola Municipal professor Rubem da Silva Peixoto passou por reforma geral, com ampliação de salas de aula e banheiros, reorganização dos espaços administrativos e pintura completa da estrutura. As salas da secretaria, pedagogia e diretoria foram organizadas no primeiro piso, e foi construída uma sala para professores com banheiro. O refeitório foi ampliado e a cozinha recebeu divisões para armazenamento de alimentos, espaço para freezers e banheiros destinados às manipuladoras de alimentos. A unidade atende 393 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Revitalização e ampliação na escola Ana Sena Rodrigues
A escola Municipal Ana Sena Rodrigues recebeu obras de revitalização e ampliação, com pintura geral, revisão das instalações elétricas, adequação do sistema hidrossanitário e melhorias no sistema de drenagem pluvial. Entre os novos espaços estão área de lazer coberta, muro frontal, abrigo para central de GLP, espaço para resíduos sólidos e revitalização do estacionamento. A cozinha foi ampliada com implantação de depósitos para gêneros alimentícios, frios, utensílios e material de limpeza, além da ampliação dos sanitários dos estudantes e construção de banheiro de serviço.
A unidade atende 2.136 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA). A estrutura conta com nove salas de aula, secretaria, diretoria, sala de coordenação pedagógica e professores, biblioteca, Centro de Tecnologia Educacional (CTE), cozinha, depósitos de apoio, sanitários feminino, masculino e adaptado para PcD, além de espaço de recreação.
Reações e declarações
O titular da Semed, Júnior Mar, destacou a relação entre infraestrutura e ensino. “Só hoje entregamos três escolas reformadas para as zonas Leste e Norte de Manaus. É muito importante oferecer um ambiente adequado para os professores trabalharem bem e um espaço apropriado para o preparo da merenda das crianças. O prefeito David Almeida tem nos permitido trabalhar com planejamento e investimentos, e as obras e entregas têm acontecido. Estou muito feliz, porque aqui era um espaço onde as aulas de educação física aconteciam expostas ao sol. Agora, temos uma miniquadra coberta. Isso se chama respeito e valorização”, declarou o gestor.
O diretor da escola Ana Sena Rodrigues, Erasmo Launé, afirmou que a revitalização representa a realização de um antigo desejo da comunidade escolar: “A escola existe há 25 anos e nunca havia recebido uma revitalização tão significativa. O prefeito de Manaus está realizando um sonho que tínhamos há muitos anos”, destacou.
A mãe da aluna Jennyfer Yasmim, do 5º ano, Ismelita Marinho, disse que a reforma trouxe melhorias importantes para os estudantes: “A reforma foi ótima para os alunos. Como mãe, estou muito feliz em ver a escola sendo reinaugurada e totalmente revitalizada. Agora, os estudantes têm uma quadra que vai proporcionar aulas de educação física com mais qualidade e segurança”, afirmou.
Texto – Paulo Rogério e Jorgiane Castinares
Foto – Clóvis Miranda/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCMcWU
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #Semed, #prefeiturademanaus, #escolasmunicipais, #cmei, #professorrubemdasilvapeixoto, #anasenarodrigues, #dulcineiatinocodosantoslucas, #jorgeteixeira, #novoisrael, #grandevitoria, #infraestrutura, #reforma, #educacaoinfantil, #ensinofundamental, #eja, #merendaescolar, #miniquadra, #juniormar, #davidalmeida
