Semsa prepara aplicação do nirsevimabe em maternidades de Manaus após capacitação das equipes.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou o planejamento para a imunização de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) com o anticorpo monoclonal nirsevimabe, conforme informou a gestão. A Semsa aguarda, até o final deste mês, a chegada das doses enviadas pelo Ministério da saúde; a estratégia prevê oferta nas maternidades municipal e estaduais da capital.
capacitação das equipes
A gerência de Imunização da Semsa concluiu, nos dias 10 e 11/2, a capacitação das equipes de saúde que vão atuar na estratégia nas maternidades. A formação preparou os profissionais para a administração do imunobiológico e para os procedimentos relacionados à campanha.
Onde e quando será aplicada
Nesta primeira etapa, o imunobiológico será ofertado exclusivamente nas maternidades municipais e estaduais da capital. O público desta fase são os bebês prematuros, nascidos abaixo de 37 semanas de gestação (até 36 semanas e seis dias), conforme o plano divulgado pela prefeitura.
Público-alvo e indicações
O nirsevimabe, incorporado ao SUS, é administrado em dose única. Segundo a Semsa, o produto é usado para prevenir infecções do trato respiratório causadas pelo VSR, como a bronquiolite, incluindo suas formas graves.
Estão indicados para a vacinação: bebês prematuros e crianças menores de 2 anos de idade (1 ano, 12 meses e 29 dias) com comorbidades. Entre as condições citadas estão cardiopatia congênita, fibrose cística, broncodisplasia, imunocomprometimentos graves (inato ou adquirido) e anomalias congênitas das vias aéreas, entre outras.
Ampliação da oferta e logística
A ampliação da oferta para outras unidades de saúde, a fim de atender crianças menores de 2 anos com comorbidades, deverá ocorrer em etapa posterior, após o recebimento de novas doses e pactuação pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB/AM). A Semsa informou que a expansão dependerá da entrega de mais imunobiológicos pelo Ministério da saúde e da definição entre gestores.
Texto – Divulgação / Semsa
Assuntos nesse artigo:
#nirsevimabe, #vrs, #bronquiolite, #Semsa, #prefeiturademanaus, #Manaus, #maternidades, #imunizacao, #imunobiologico, #sus, #bebesprematuros, #criancasmenoresde2anos, #comorbidades, #cardiopatiacongenita, #fibrosecistica, #broncodisplasia, #imunocomprometimentos, #anomaliasviasareas, #comissaointergestoresbipartite, #doseunica
