Os servidores participaram de um treinamento para realizarem abordagens e atendimentos de forma humanizada

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC; Ygson França/SEJUSC e Divulgação
A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), atua, durante a programação do “Carnaval da Floresta” promovido pelo Governo do Amazonas, com foco na prevenção de violências, garantia dos direitos humanos, proteção de crianças e adolescentes, no enfrentamento da violência contra a mulher, e no acolhimento humanizado de vítimas de violações de direitos.
Durante as ações, além da distribuição de material informativo, as equipes estão preparadas para intervir em casos de violências contra qualquer um dos públicos mais vulneráveis em grandes eventos, trabalhando em conjunto com as forças de segurança.
“Realizamos uma capacitação para nossos servidores trabalharem com uma abordagem pedagógica e de forma humanizada, participando com a REDE de proteção, para garantir os direitos de todos”, afirmou a secretária titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa.
Toda a mobilização está sendo feita com as secretarias executivas da SEJUSC, sendo de direitos humanos (SEDH), de Política para Mulheres (SEPM), de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), de Cidadania (Secid) e de Articulação Interna (Seai). Além de toda operação logística feita pela Secretaria Executiva (Secex).
direitos humanos
As equipes estão capacitadas para atuar diante de situações envolvendo violações de direitos étnico-raciais, da população LGBTQIA+, atendendo com respeito ao nome social e à identidade de gênero, evitando qualquer forma de constrangimento. Além de migrantes, pessoas em situação de rua e casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, com orientações, abordagens e encaminhamentos a REDE de apoio, órgãos responsáveis e autoridades, quando necessário.
Enfrentamento da violência contra a mulher

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC; Ygson França/SEJUSC e Divulgação
A REDE de Proteção atua com abordagens e atendimento técnico no desfile e nas bandas de carnaval, com a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 180 e o 190. Além de reforçar a campanha de prevenção à violência contra a mulher, no combate ao assédio e importunação sexual, orientação sobre consentimento e acolhimento e encaminhamento imediato.
Os Serviços de Atendimento à Mulher em Situação de violência (Sapem), da SEJUSC, estarão funcionando 24 horas por dia, oferecendo acolhimento e apoio imediato em casos de violências.
Criança e Adolescentes
A pasta atua de forma preventiva no combate e fiscalização a situações que envolvam crianças e adolescentes, como exploração sexual infantil, trabalho infantil, consumo de álcool, desaparecimento e negligência. As ações seguem as diretrizes estabelecidas pela portaria nº 003/2023 do Juizado da Infância e Juventude Infracional, que regulamenta a entrada e permanência de crianças e adolescentes em bandas, blocos e eventos noturnos.
Carnaval seguro e consciente

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC; Ygson França/SEJUSC e Divulgação
Além disso, as equipes estarão presentes nos principais pontos de concentração do Carnaval, realizando identificação e orientação ao público, distribuição de material informativo, fiscalização e encaminhamentos, escuta qualificada e atendimento psicossocial e divulgação de canais oficiais de denúncia.
Como em todos os anos, a SEJUSC também estará com serviço de recolha de documentos perdidos, que podem ser entregues a qualquer servidor identificado. Todos os documentos encontrados poderão ser resgatados, posteriormente, no pronto atendimento ao Cidadão (PAC) Parque Dez, situado na avenida Tancredo Neves, de segunda a sexta, das 8h às 17h.


