A ação prevê melhorias no abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e gestão de resíduos sólidos
O Governo do Amazonas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) trabalham na elaboração de projeto de saneamento básico sustentável no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A iniciativa deverá ser inserida no programa de resiliência climática e Segurança Hídrica na Bacia Amazônica, executado e financiado pelo banco e pelo Green Climate Fund (GCF), no âmbito da iniciativa “Amazônia Forever”.


As equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e do BID estiveram na cidade, na quinta-feira (05/02), onde reuniram-se com representantes da prefeitura, para coletar informações sobre o sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e gestão de resíduos sólidos.
Participaram da agenda os subcoordenadores de Planejamento e Jurídico/Relacionamento Institucional da UGPE, Leonardo Barbosa e Francisco Soares, respectivamente; a coordenadora de Projetos da Sedurb, Reny Moita; e o engenheiro civil e o coordenador de saneamento da Sedurb, Paulo Cabral. Participaram, pelo BID, o líder da Divisão de Água e saneamento do banco no Brasil, Gustavo Méndez; e a consultora de Água e saneamento, Gabriela Capobianco. A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Governo, Carlos Alexandre, e equipes técnicas da prefeitura.
O subcoordenador de Planejamento Leonardo Barbosa, que representou o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que o Amazonas tem uma parceria de sucesso com o BID no âmbito de iniciativas de saneamento e urbanização sustentável, com a execução dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de saneamento Integrado (Prosai), já concluído em Maués e em andamento em Parintins.
“Estamos iniciando os diagnósticos preliminares para selecionar municípios que irão compor o NOVO programa. O Estado também realizará visitas técnicas em outros municípios, já estivemos em NOVO Airão e seguiremos avaliando novas localidades. Até o final do ano, serão selecionados três municípios que ficarão aptos a participar do programa”, disse o subcoordenador.
Leonardo Barbosa afirma, ainda, que a expectativa é submeter uma carta-consulta ao governo federal este ano, com o objetivo de viabilizar a celebração dessa operação de crédito em 2027.
O líder da Divisão de Água e saneamento do BID no Brasil, Gustavo Méndez, explicou que a iniciativa se encontra na fase de visitas exploratórias, etapa inicial para a estruturação do projeto.
”O objetivo, inicialmente, é levantar informações e as necessidades do município para realizar um diagnóstico dos serviços de saneamento básico. A atividade está inserida nas ações do BID para identificar uma carteira de projetos que poderiam ser financiados pelo GCF, e os municípios elegíveis para receber o projeto”, disse o representante do BID.
O secretário de Governo do município, Carlos Alexandre, que representou o prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira, destacou a importância da iniciativa e reforçou a parceria já existente com o BID.
“Esse programa é muito importante para o município. Já temos projeto em andamento com o banco e a Sedurb, na comunidade Rumo Certo, e essa é mais uma proposta de atuação do BID, especialmente nas áreas de água, resiliência climática e, principalmente, saneamento, que é uma necessidade de Presidente Figueiredo”, afirmou o secretário municipal.
Outras ações em Presidente Figueiredo
Na área de saneamento básico, o programa SIRWASH, financiado pelo BID, está em fase piloto na comunidade Rumo Certo. A ação é fruto de uma cooperação técnica entre a Fundação Nacional de saúde (FUNASA) e o Governo do Amazonas, por meio da UGPE, e proporcionará acesso ao esgotamento sanitário, descarte adequado de resíduos sólidos e reaproveitamento da água da chuva, beneficiando diretamente as famílias da região.
