Serviço de reaterro e recomposição viária segue em área afetada por construções irregulares e descarte de lixo.
Operários da Secretaria Municipal de infraestrutura deram continuidade às obras emergenciais neste domingo, 8/2, na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. As intervenções incluem manutenção da REDE de drenagem profunda, reaterro do trecho afetado e preparação para aplicação da massa asfáltica. Os trabalhos avançaram para a etapa de reterro após a substituição dos tubos antigos por tubos em concreto armado.
Fase de reaterro e materiais empregados
Nesta etapa, cerca de cem carradas de barro estão sendo colocadas para nivelar o trecho e garantir a estabilidade da base antes da pavimentação. Segundo a prefeitura, o reaterro é necessário para atingir o nível adequado da rua e permitir o recebimento da massa asfáltica.
Substituição de tubulação e técnicas de contenção
Os serviços vieram após a troca das tubulações antigas por tubos em concreto armado, considerados mais resistentes ao volume das águas pluviais. A obra também contempla a contenção do talude com técnica de rip-rap, implantação de drenagem superficial, instalação de meio-fio, sarjeta, calçada e construção de uma nova caixa coletora para assegurar o escoamento correto das águas.
O prefeito em exercício e secretário municipal de Obras, Renato Junior, destacou que as condições climáticas favoreceram o andamento dos serviços. Segundo ele, “Tivemos dois dias de sol e mantivemos nossas equipes de plantão, inclusive no fim de semana, o que nos deu a condição de intensificar os serviços. Estamos avançando com responsabilidade para devolver essa via totalmente recuperada e segura para a população”.
Causas dos danos e continuidade dos trabalhos
A intervenção foi motivada por danos à REDE de drenagem decorrentes de construções irregulares erguidas sobre o sistema e do descarte irregular de lixo em via pública, fatores que comprometeram o escoamento e agravaram transtornos no período chuvoso. De acordo com a Seminf, as equipes atuarão de forma contínua na avenida Autaz Mirim até a conclusão total dos serviços, garantindo a recomposição da via e a devolução da trafegabilidade com segurança para motoristas, pedestres e moradores.
Texto – Valesca Martins/ Seminf
Fotos – Eduarda Lira/ Seminf
Assuntos nesse artigo:
#avenidaautazmirim, #Manaus, #Seminf, #prefeitura, #manutencao, #drenagemprofunda, #reaterro, #tubosemconcretoarmado, #riprap, #drenagemsuperficial, #pavimentacao, #jorgeteixeira, #zonaleste, #caixacoletora, #trafegabilidade, #calcada, #sarjeta, #meiofio, #lixo, #construcaoirregular


