Nova fase do Opera+ Amazonas passa a funcionar como ação permanente para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas.
O governador Wilson Lima apresentou, na quarta-feira (04/02), a nova fase do Opera+ Amazonas, que passa a operar como estratégia permanente da REDE estadual de saúde para reduzir o tempo de espera e ampliar a oferta de cirurgias eletivas no Amazonas. A medida ocorre após o Estado registrar mais de 336.816 cirurgias realizadas em 2025.
Ampliação da oferta e uso de tecnologia
De acordo com o governo, a incorporação das intensificações à rotina das unidades de saúde permitirá reduzir o tempo médio de espera para cerca de 30 dias. Conforme o anúncio, o programa também utilizará a assistente virtual do saúde AM Digital para apoiar a convocação organizada de pacientes.
“Na prática, o tempo de espera menor significa melhor qualidade de vida para o paciente e para os familiares. Quando a cirurgia acontece de forma mais célere, evita que esse paciente tenha outras complicações. E vamos continuar com o nosso Opera+ Amazonas também no interior, onde tiver necessidade, vamos fazer”, afirmou o governador Wilson Lima.
Atendimento a pacientes e mutirões
A autônoma Doralice Cardoso, de 41 anos, é uma das pacientes atendidas pelo Opera Amazonas e está na fase final dos procedimentos pré-cirúrgicos no Hospital e pronto-socorro Adriano Jorge, em Manaus. Ela declarou que o mutirão agilizou o agendamento e o atendimento.
Natural de Lábrea, a estudante Bruna Layce Bentes, de 32 anos, também relatou que conseguiu marcar sua cirurgia de vesícula mais rapidamente graças ao mutirão. Ela destacou a importância das ações do programa no interior do estado, onde familiares dela também foram beneficiados.
Descentralização e interior
Segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o interior do Amazonas segue no planejamento estratégico do programa, considerando as particularidades de cada município. Ela afirmou que, além dos mutirões, a descentralização das ações é mantida como política permanente.
“Em 2025, o interior do estado também teve um resultado muito positivo no número de cirurgias eletivas realizadas. As cirurgias que o interior ainda não consegue realizar também estão no planejamento para utilizar toda capacidade instalada na capital”, declarou a secretária.
Resultados e prazos
O Opera+, criado em 2021, registrou 336.816 cirurgias realizadas em 2025. Entre julho de 2025 e janeiro de 2026, o Estado registrou queda de 60,2% nas filas para cirurgias gerais. Segundo o anúncio, os prazos médios para realização dos procedimentos passaram a ser: até 40 dias para hérnia e vesícula; até 30 dias para cirurgias ginecológicas e varizes; e até 7 dias para catarata.
Assuntos nesse artigo:
#operaamazonas, #amazonas, #cirurgias, #cirurgiaseletivas, #tempoespera, #wilsonlima, #saude, #saudeam, #saudeamdigital, #assistentevirtual, #mutirao, #hospitalprontosocorroadrianojorge, #Manaus, #interior, #nayaramaksoud, #brunalaycebentes, #doralicecardoso, #hernia, #vesicula, #catarata


