Cerca de 65% das tubulações já foram instaladas e a construção dos Centros de Reservação e Distribuição (CRDS) está avançada


As obras do Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), do Governo do Amazonas, avançam em ritmo acelerado e entram na fase final para garantir a modernização do sistema de abastecimento de água na cidade. As intervenções abrangem nova REDE de distribuição, perfuração de poços profundos e construção dos Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).
executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Prosai Parintins inclui obras de saneamento básico, habitação e urbanização, com construção de novos parques, praças e um NOVO mercado para fortalecer serviços públicos essenciais.
Na parte de abastecimento de água, o investimento é de R$ 53,7 milhões para universalizar o serviço na área urbana. O programa prevê 44 quilômetros de redes de distribuição, perfuração de dez poços profundos e construção de quatro CRDs.
Até o momento, já foram instalados 28 quilômetros de tubulação, o que representa cerca de 65% de execução do serviço, e perfurados nove poços. Essa nova estrutura já está levando água de qualidade para a população desde junho do ano passado e, quando finalizada, irá ampliar o atendimento em áreas que antes não contavam com abastecimento regular.
Os quatro CRDs apresentam, juntos, cerca de 65% de execução. O CRD 2 é o mais avançado, com aproximadamente 90% das obras concluídas. Em seguida estão o CRD 4, com 60%, o CRD 3, com 50%, e o CRD 1, com 40% de execução. Essas estruturas, somadas à REDE de abastecimento, compõem o NOVO sistema de distribuição de água do município.
Localizado no bairro Vitória Régia, o CRD 2 concentra a maior parte das obras e tem previsão de entrega para março deste ano. O complexo tem cinco poços perfurados, um reservatório elevado, com capacidade para 400 mil litros de água, e dois reservatórios apoiados, com capacidade de 375 mil litros cada. Também está em fase final a construção do laboratório para análise da água.
De acordo com o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, as demais estruturas que compõem o complexo também registram avanços significativos. “O laboratório e o galpão de armazenamento apresentam cerca de 90% de execução, enquanto a guarita alcançou 75% de conclusão. O galpão de manutenção e operação encontra-se em fase de acabamento externo e de implantação do sistema hidrossanitário”, destacou.
Segundo Normando, está prevista para o início do mês de fevereiro a perfuração do sexto poço no CRD 2, que ampliará a capacidade de captação de água do complexo. “Com a conclusão dessa etapa, o centro passará a contar com seis novos poços, assegurando o abastecimento dos reservatórios. Além disso, seguem em execução os serviços de acabamento do muro de fechamento, bem como a instalação de bombas e equipamentos necessários para o início da operação do sistema, programado para o final de março de 2026”, disse.
Por meio do Prosai, também será feita a substituição das antigas redes de ferro da cidade. Essas estruturas antigas e que já apresentam problemas de corrosão serão substituídas por tubulações novas, garantindo mais segurança, melhoria da qualidade da água e mais saúde para a população.


