Documento reúne indicadores que podem subsidiar e fortalecer decisões baseadas em evidências nos 62 municípios do estado

FOTO: Cristie Sicsú/PGE-AM
Com apoio institucional da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sediou, nesta segunda-feira (02/02), o lançamento do Atlas ODS Amazonas. O documento reúne indicadores estratégicos para subsidiar o planejamento e a gestão pública nos 62 municípios do estado, fortalecendo decisões baseadas em evidências e alinhadas às realidades locais.
O lançamento e a distribuição da versão impressa da obra aconteceram no Auditório Vitória Régia, no Centro de ciências do Ambiente da UFAM, reunindo representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de órgãos de controle e instituições públicas. O Atlas é apresentado como uma ferramenta de apoio à governança territorial e à qualificação das políticas públicas no Amazonas.
“Esse estudo inédito é muito importante para fortalecer as políticas públicas ambientais, com base em dados específicos de cada um dos municípios do Amazonas, possibilitando tomadas de decisões mais assertivas, de acordo com as especificidades de cada lugar”, destacou o procurador Geraldo Uchôa, que atua na Procuradoria do Meio Ambiente da PGE-AM e representou o órgão durante o lançamento.

FOTO: Cristie Sicsú/PGE-AM
A publicação organiza 42 indicadores oficiais relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O material funciona como um guia prático para a gestão municipal, permitindo a análise do desempenho das cidades em áreas como saúde, educação, infraestrutura e governança, com foco na definição de prioridades e no uso mais eficiente dos recursos públicos.
De acordo com o professor doutor Danilo Egle Santos Barbosa, que integra a equipe de pesquisadores, o Atlas ODS Amazonas existe desde 2019 e, com o lançamento da versão impressa, o estudo será distribuído para os municípios do interior do Amazonas.
“Isso é fundamental para expandir o trabalho e provocar a discussão para a criação de políticas públicas. Sem a PGE-AM isso não seria possível, porque a PGE conseguiu, através da parceria que possui com a Imprensa Oficial do Estado, a impressão dessas cópias. Foram feitas mil cópias e acreditamos que, assim, vamos conseguir colaborar com o alcance dessas metas até o ano de 2030”, declarou o pesquisador.

FOTO: Cristie Sicsú/PGE-AM
O vice-reitor da UFAM, Geone Maia, ressaltou a importância da articulação institucional na construção do Atlas. “O alinhamento com o poder público, com órgãos como a PGE-AM, o Ministério Público e outras entidades, é muito interessante para que possamos ampliar a visão de cada município do Amazonas, a partir de um diagnóstico que identifica indicadores de áreas prioritárias para o desenvolvimento das localidades”, afirmou.
O apoio da PGE-AM reforça o compromisso com a transparência, o controle social e a melhoria da gestão pública. A atuação institucional garante que o Atlas seja utilizado como um instrumento de apoio técnico para a formulação, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas nos municípios.


