Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi

4 horas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Operação no Porto Trairi reuniu balsas e equipes para enviar ao aterro sanitário resíduos recolhidos na orla durante janeiro.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), realizou neste domingo, 1º/2, a primeira operação de transbordo do lixo retirado da orla da cidade em 2026. A ação ocorreu no Porto Trairi, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, bairro Santo Antônio, zona Oeste, e teve início às 6h, mobilizando dezenas de máquinas, equipamentos, veículos e equipes de trabalhadores, além de três balsas para o transporte até o aterro sanitário.

O material transbordado havia sido recolhido ao longo de todo o mês de janeiro, durante ações permanentes de limpeza na orla. Conforme a prefeitura, a quantidade de resíduos demandou ampla logística, com pontos de recolhimento em áreas já conhecidas por acúmulo e em trechos em processo de recuperação.

De acordo com o secretário municipal de limpeza urbana, Sabá Reis, quase a totalidade do lixo recolhido na orla resulta do descarte irregular em áreas urbanas, que é arrastado pelas chuvas para os igarapés e, posteriormente, para o rio Negro. “Estimamos que serão retiradas mais de 400 toneladas de lixo, grande parte fruto do descarte incorreto, o que representa um problema sério e demonstra desrespeito com o meio ambiente e também com o dinheiro público”, afirmou o secretário.

As ações realizadas em janeiro incluíram serviços em locais com histórico de acúmulo de resíduos e atuação na praia da Ponta Branca, no bairro Educandos, área em processo de revitalização. Segundo a Semulsp, as atividades integram a manutenção urbana e o ordenamento de espaços públicos para uso da população.

Coleta na zona rural

Além da área urbana, a Semulsp mantém coleta regular nas comunidades rurais e indígenas de Manaus, ao longo do rio Negro e de seus afluentes. Atualmente, o serviço atende 25 comunidades rurais e seis comunidades indígenas, por meio de balsas que percorrem os rios para recolher os resíduos e levá-los ao aterro municipal, evitando o descarte direto no meio ambiente.

Papel das ecobarreiras

O descarte irregular de lixo provoca impactos como a proliferação de vetores de doenças e a poluição de rios e igarapés. Para reduzir esses efeitos, a Semulsp implantou ecobarreiras em pontos estratégicos dos igarapés, que impedem a passagem de parte dos resíduos ao rio Negro e facilitam o recolhimento.

Em 2025, a Prefeitura de Manaus reforçou as ações de limpeza hídrica, retirando 3.495 toneladas de resíduos sólidos do rio Negro e de igarapés urbanos ao longo do ano. As 12 ecobarreiras instaladas retiveram cerca de 2,5 mil toneladas de lixo, com média superior a 300 toneladas por mês, antes que os resíduos alcançassem o rio.

Sobre o trabalho contínuo da gestão municipal, Sabá Reis afirmou: “Esse resultado só é possível porque existe um empenho permanente da gestão municipal. O prefeito David Almeida e o vice-prefeito Renato Junior têm dado prioridade absoluta a esse trabalho, garantindo estrutura, equipes e condições para que a cidade seja cuidada todos os dias. É um esforço cotidiano, que exige dedicação e compromisso com a população e com o meio ambiente”.

Texto – Dora Tupinambá / Semulsp

Fotos – Valdo Leão / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCJjq3

Assuntos nesse artigo:

#Manaus, #Semulsp, #orla, #transbordo, #lixo, #portotrairi, #santoantonio, #zonaoeste, #aterrosanitario, #rionegro, #igarapes, #sabareis, #davidalmeida, #renatojunior, #ecobarreiras, #coleta, #comunidadesrurais, #comunidadesindigenas, #pontabranca, #balsas

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital
Próximo artigo Governador Wilson Lima entrega equipamentos, kits e certificados em Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos durante agenda

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital

8 horas atrás

Alagamento em São Lázaro causa rompimento de muro na Base Aérea e inunda vias e residências em Manaus

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do ecoponto zona norte e retira 600 toneladas de lixo

23 horas atrás

Chuvas em Manaus levam Prefeitura a declarar alerta severo por risco de alagamento e deslizamento

1 dia atrás

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

1 dia atrás

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

2 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

2 dias atrás

Prefeito em exercício libera R$ 52 milhões para bonificação Semed Manaus a 17,7 mil servidores

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Formosa e melhora mobilidade no bairro Flores

2 dias atrás
Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026
Prefeitura de Manaus reforça orientação aos motoristas sobre novos radares que entram em operação no domingo
Manaus inicia operação de 34 radares de fiscalização eletrônica em vias da cidade a partir de 1º/2
Programa de Iniciação Científica da Prefeitura de Manaus aproxima acadêmicos da realidade do SUS
Apresentação parcial de cinco projetos do Paic revela pesquisas aplicadas ao SUS em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?