Convênio firmado em 2023 entre o Governo do Amazonas e a Fundação Matias Machline resultou na formatura de estudantes do ensino médio técnico.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o vice-governador, Tadeu de Souza, participaram na noite desta quinta-feira (29/01) da colação de grau da Fundação Matias Machline (FMM), em cerimônia que ocorreu no Amazonas e reuniu formandos dos cursos de Informática e Mecatrônica. Ao todo, 557 estudantes colaram grau, sendo 319 oriundos da REDE estadual, beneficiados pelo convênio firmado em 2023 entre o Governo do Amazonas e a instituição.
Autoridades e público presente
A solenidade contou com a presença do presidente da Fundação Matias Machline, Sung Un Song; da deputada estadual professora Jacqueline; do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho; do diretor de ensino e Pesquisa da FMM, Marcos Roberto de Paula; e da secretária executiva adjunta de ensino da Capital, Edilene Ferreira Pinheiro, representando a secretária de Estado de educação, Arlete Mendonça, além de gestores, educadores, familiares e convidados.
Durante o evento, Wilson Lima destacou o papel do convênio na educação técnica. “Essa é uma política que a gente toca de forma muito segura, porque estamos pavimentando um caminho para o futuro. O ensino técnico abre portas, amplia horizontes e prepara o aluno para a vida real, para o dia a dia. Vocês venceram mais uma etapa e estão preparados para enfrentar o futuro”, afirmou o governador.
Investimento e abrangência do programa
O convênio cobriu 36 meses de formação e o investimento do Estado ultrapassou R$ 24 milhões, incluindo alimentação, fardamento, livros didáticos e serviços educacionais ofertados aos alunos. A iniciativa foi homenageada durante a cerimônia, quando o governador e o vice-governador receberam menções por seu papel na parceria.
O vice-governador Tadeu de Souza ressaltou o alcance social da ação e contou sua trajetória com a FMM. Ele ingressou na instituição em 1988, aos 15 anos, para cursar o ensino médio integrado ao curso técnico em Eletrônica, em regime de tempo integral, sendo um dos poucos alunos oriundos da REDE pública estadual aprovados naquele período. A formação técnica possibilitou sua entrada no mercado de trabalho, com o primeiro emprego no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Talvez para mim e para minha família tenha sido a primeira oportunidade de ver o mundo com outras cores. A educação de tempo integral transformou a minha vida e abriu portas. Estar aqui hoje, celebrando com os formandos e suas famílias, é um momento de muita emoção. Quero parabenizar o governador Wilson Lima por, desde 2023, iniciar essa parceria”, afirmou.
Resultados acadêmicos e profissionais
Os resultados do projeto indicam desembocaduras em ensino superior e mercado de trabalho. Foram registradas 326 aprovações em universidades públicas federais e estaduais, como UEA, UFAM e IFAM, além de instituições de outros estados. Entre as aprovações, há oito em Medicina, 18 em Direito e 117 em cursos de Engenharia.
Formandos relataram mudanças nas perspectivas acadêmicas e profissionais. O aluno Adriel pontes, formado em Mecatrônica, disse que a experiência ampliou suas opções para a universidade e para o mercado técnico. Adriel conquistou o primeiro lugar no curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Continuidade e novas vagas
A formatura da primeira turma oriunda do convênio consolida a iniciativa, que segue em expansão em 2026. No dia 15 de janeiro, o governador Wilson Lima anunciou o lançamento de um NOVO edital com 322 vagas para estudantes da REDE pública estadual, com formação técnica integrada ao ensino médio nos cursos de Informática e Mecatrônica.
O cronograma divulgado prevê resultado final em 2 de fevereiro, com matrículas presenciais nos dias 3 e 4 de fevereiro, na sede da Fundação Matias Machline. As aulas estão previstas para iniciar em 5 de fevereiro.
Assuntos nesse artigo:
#fundacaomatiasmachline, #convenio, #governodamazonas, #wilsonlima, #tadeudesouza, #informatica, #mecatronica, #redeestadual, #formatura, #estudantes, #ensino, #ensinointegrado, #investimento, #uea, #UFAM, #IFAM, #aprovacoes, #medicina, #engenharia, #direito


