Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Período de defeso proíbe captura e comercialização de peixes como pirarucu, tambaqui e pacu até 15 de março
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Período de defeso proíbe captura e comercialização de peixes como pirarucu, tambaqui e pacu até 15 de março
Governo do Amazonas

Período de defeso proíbe captura e comercialização de peixes como pirarucu, tambaqui e pacu até 15 de março

4 horas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Idam promove conscientização sobre regras do período de defeso durante o 30º Festival do Peixe Ornamental em Barcelos.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou nesta terça-feira (27/01) uma campanha de sensibilização em Barcelos (a 399 quilômetros) sobre o período de defeso. A ação ocorre no âmbito do 30º Festival do Peixe Ornamental (FESPOB) e segue até o dia 1º de fevereiro. A programação acontece no Piabódromo, na Colônia de Pescadores Z-33 e na Secretaria Municipal de Produção, coordenação do técnico Pedro Neto e da Unidade Local (UnLoc) de Barcelos. A organização espera alcançar 3 mil pessoas.

Ação e locais

A campanha foi montada em pontos de circulação de pescadores, munícipes e visitantes. Foram realizadas atividades informativas e orientações sobre as restrições previstas para o período de defeso. O trabalho combina distribuição de material informativo e diálogo direto com o público presente no festival.

Espécies e regras do defeso

Segundo o engenheiro de pesca do Idam, Flávio Ruben, o objetivo é alertar sobre o período de defeso para dez espécies cuja captura e comercialização são proibidas entre 15 de novembro a 15 de março. Ruben enumera as espécies atingidas pela proibição: pacu, aruanã, mapará, caparari, surubim, sardinha, matrinxã, pirapitinga, tambaqui e pirarucu.

Ruben acrescenta que há exceção apenas para indivíduos autorizados pelos órgãos ambientais competentes mediante declaração de estoque e notas fiscais. Durante o defeso, a comercialização e o consumo das espécies listadas estão proibidos, salvo nesses casos autorizados.

Parcerias e público

A ação é apresentada como trabalho conjunto entre o técnico do Idam e a UnLoc de Barcelos, com apoio de estruturas locais do festival. A expectativa de público é de 3 mil pessoas até o encerramento do evento, no dia 1º de fevereiro.

Assuntos nesse artigo:

#periododedefeso, #pirarucu, #tambaqui, #pacu, #matrinxa, #aruana, #mapara, #caparari, #surubim, #sardinha, #pirapitinga, #idam, #Barcelos, #fespob, #piabodromo, #colonadepescadoresz33, #secretariamunicipaldeproducao, #pedroneto, #flavioruben, #conscientizacao

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Idam conscientiza população sobre período de defeso durante Festival do Peixe Ornamental de Barcelos
Próximo artigo Comissão aprova parceria entre escolas e SUS para detectar câncer entre crianças e adolescentes

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas avança na implantação da Sala do Empreendedor na sede da Setemp com apoio do Sebrae Amazonas

2 horas atrás

Estudo do Programa Ciência na Escola analisa produção e comercialização da farinha de mandioca no Amazonas

2 horas atrás

Pontos de Cultura do Amazonas debatem regimento interno e fortalecem diálogo territorial durante Pré-Fórum Cultura Viva

2 horas atrás

FVS-RCP abre inscrições para Programa EpiSUS de treinamento em epidemiologia no Amazonas

2 horas atrás

Amazonprev amplia atendimentos previdenciários em unidades móveis do PAC no Amazonas

2 horas atrás

Programa Bombeiro Mirim oferece 900 vagas para crianças e adolescentes em 18 municípios do Amazonas

2 horas atrás

Governo do Amazonas amplia Atualiza Pescador para 52 municípios e mais de 60 mil beneficiários

3 horas atrás

Ipaam embarga e multa empresa de carvão vegetal no Novo Aleixo em Manaus por operação sem licença e poluição

3 horas atrás

Idam conscientiza população sobre período de defeso durante Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

4 horas atrás

Atualiza Pescador amplia regularização, crédito e equipamentos para mais de 60 mil pescadores no Amazonas

4 horas atrás

Em Iranduba, governador Wilson Lima lança 4ª fase do ‘Atualiza Pescador’ e inicia entregas de equipamentos

4 horas atrás

Sine Amazonas oferece 147 vagas de emprego e atendimento presencial na Galeria+ nesta quarta-feira (28/01)

4 horas atrás
Cetam abre inscrições cetam 2026 para 7.797 vagas em cursos presenciais de qualificação em Manaus
Polícia Militar do Amazonas convoca 600 aprovados e divulga cronograma de entrega de documentos entre janeiro e fevereiro de 2026
A partir deste ano pessoas com deficiência têm isenção total de IPVA no Amazonas
Isenção do IPVA amplia cobertura para pessoas com deficiência e alcança proprietários no Amazonas a partir deste ano
Transplantes no Amazonas avançam com primeiro transplante duplo de rim e fígado realizado no estado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?