Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que amplia rede de apoio para grávidas e mães que estudam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que amplia rede de apoio para grávidas e mães que estudam
Nacional

Comissão aprova projeto que amplia rede de apoio para grávidas e mães que estudam

1 hora atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

26/01/2026 – 18:38

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Chris Tonietto: medidas são essenciais para que mães possam correr atrás dos seus sonhos

A Comissão de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família aprovou em dezembro projeto de lei com novas regras para apoiar estudantes grávidas, em período pós-parto ou que estejam amamentando em escolas e universidades. O objetivo é criar condições para que essas alunas continuem os estudos e não abandonem seus cursos.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir como dever do governo brasileiro garantir as adaptações necessárias nas instituições de ensino para atender às necessidades dessas estudantes.

A proposta amplia o atual regime de exercícios domiciliares (estudo em casa) previsto na Lei 6.202/75. Esse regime, aplicado a partir do oitavo mês de gestação, por três meses (podendo ser estendido), ganha novas camadas de proteção:

  • acompanhamento pedagógico individual, com plano de estudos e cronograma definidos;
  • materiais didáticos adequados, fornecidos pela instituição, inclusive em formato remoto, quando possível;
  • realização de provas e avaliações, de preferência no calendário normal, desde que isso não prejudique sua saúde e seja viável para a instituição.

Esses direitos também valem para estudantes que adotarem uma criança ou receberem guarda judicial para adoção. Nesse caso, o prazo é de 120 dias, o mesmo da licença-maternidade.

Universidades
O projeto também determina que as instituições de ensino superior ofereçam apoio concreto a mães e seus filhos.

Entre as medidas previstas estão:

  • instalação de creches e brinquedotecas para filhos de estudantes e servidores;
  • criação de espaços adequados para amamentação, troca de fraldas e retirada de leite;
  • direito de a estudante circular com seus filhos em espaços universitários, sem constrangimento, discriminação ou práticas vexatórias.

Além disso, estudantes de pós-graduação terão direito à prorrogação de prazos para a defesa de dissertações de mestrado e teses de doutorado em caso de parto ou adoção.

A comissão aprovou o substitutivo da relatora, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), ao Projeto de Lei 1622/21, da ex-deputada Tia Eron, e quatro apensados.

“Essas medidas são essenciais para que mães de todo o Brasil possam correr atrás dos seus sonhos de estudo e carreira. Ao mesmo tempo, protege os interesses das crianças, que precisam de cuidados próximos e especiais, respeitando a prioridade absoluta prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente”, argumentou a relatora.

Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de educação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que define atribuições para cuidadores de idosos
Próximo artigo Manaus amplia vagas em creches de cerca de 5 mil para mais de 14 mil e projeta 16 mil até 2026

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que define atribuições para cuidadores de idosos

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que amplia frota do transporte coletivo em dias de concurso público

2 horas atrás

Comissão aprova proposta que permite expansão da rede elétrica sem aumento na conta de luz

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que dá mais prazo para gestante tirar carteira de motorista

3 horas atrás

Comissão aprova prioridade no Minha Casa, Minha Vida para jovens que saíram de abrigos

4 horas atrás

Comissão aprova política de financiamento específica para o tiro esportivo

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que reserva de leitos de hospitais para pessoas idosas

7 horas atrás

Encerram-se hoje as inscrições para o concurso da Câmara dos Deputados para analista e técnico legislativo

8 horas atrás

Comissão aprova acesso gratuito à internet para famílias de baixa renda com alunos na rede pública

9 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe progressão de pena para condenados por crimes hediondos

10 horas atrás

Publicada medida provisória que protege direitos comerciais da Copa Feminina de 2027

3 dias atrás

Publicado edital do concurso para policial legislativo federal da Câmara dos Deputados

3 dias atrás
Comissão aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros
Projeto proíbe reconhecimento de união estável após falecimento de um dos parceiros
Comissão aprova projeto para garantir distribuição de água em regiões de seca
Comissão aprova projeto que proíbe que professores sejam substituídos por inteligência artificial nas escolas
Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?