A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), segue intensificando a programação de implantação e revitalização da sinalização viária em diversas áreas da capital, contemplando bairros das zonas Oeste, Norte, Sul, Leste e Centro-Sul. As ações fazem parte do plano permanente de reestruturação da malha viária, com foco na organização do tráfego, melhoria da fluidez e, principalmente, na preservação de vidas no trânsito.
Na zona Oeste, o bairro São Raimundo recebeu serviços que incluem faixas de pedestres e linhas amarelas de proibição de estacionamento na rua Rio Branco com a rua 5 de Setembro, além da implantação de sinalização horizontal na rua 5 de Setembro com a rua Sagrado Coração de Jesus. Já no bairro Santo Antônio, foram executadas faixas de pedestres na rua Comendador Vicente Cruz, em frente à feira municipal, e na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, além de legendas “Pare” no asfalto e pintura de lombadas nas imediações da escola municipal Guilherme Barbosa Baker.
Segundo o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, o conjunto de ações reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança viária. “Estamos executando uma programação técnica e contínua de sinalização em todas as zonas da cidade, priorizando áreas escolares, corredores de grande fluxo e pontos críticos. Esse trabalho é fundamental para organizar o trânsito, orientar condutores e pedestres e, acima de tudo, salvar vidas nas vias de Manaus”, destacou.
Outras frentes de trabalho contemplam as zonas Leste e Centro-Sul, na rua Luiz Corrente, no bairro Coroado, com faixa de pedestre em frente à escola municipal professora Maria Rodrigues Tapajós; na rua Rio Piratucu, no bairro NOVO Aleixo, em frente à escola municipal Roberto Ruiz Hernandez; e na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Eldorado, com implantação de tachões no trecho entre a rotatória do Eldorado e a avenida Maneca Marques.
Já na zona Norte, a rua secundária 8, em frente à escola estadual professor Samuel Benchimol, e a avenida Marcos Cavalcante, no conjunto Alfredo Nascimento, receberam as legendas “escola” e “Faixas de Pedestres”. Também receberam intervenções a avenida das Torres com a rua Ordu, no bairro Monte das Oliveiras; a rua Kakatoa, no bairro Alvorada; e a avenida Governador José Lindoso, no bairro Cidade Nova, com placas de limites de velocidade com trechos de 60 e 40km/h.

— — —
Texto – Marcelo Lima/IMMU
Fotos – Divulgação/IMMU


