Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas e MDIC confirmam solução para PPB que preserva competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas e MDIC confirmam solução para PPB que preserva competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e MDIC confirmam solução para PPB que preserva competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Sedecti e MDIC discutem solução para o impasse do PPB dos compressores e medidas para ampliar oferta na cadeia do ar-condicionado.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), reuniu-se com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na capital federal, na terça-feira (20/01), para agradecer e formalizar a solução adotada para o impasse do Processo Produtivo Básico (PPB) dos compressores, que ameaçava a competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus. O encontro tratou da resolução que evita impactos fiscais e produtivos para as empresas instaladas na região.

Continuidade das manifestações técnicas e institucionais

A reunião deu continuidade às manifestações técnicas e institucionais da Sedecti apresentadas ao longo das 319ª, 320ª e 321ª reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Nessas ocasiões, o estado alertou para as dificuldades no cumprimento do PPB diante da limitação da produção nacional de compressores, item essencial para as fabricantes da Zona Franca de Manaus.

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, afirmou que a visita teve como objetivo reconhecer a solução construída para o problema, evitando efeitos fiscais. “A solução encontrada evita que as empresas tenham que pagar impostos, o que seria um efeito desastroso para o polo industrial”, declarou Serafim Corrêa.

Encaminhamentos para ampliar a oferta de compressores

Como encaminhamento estrutural, durante o encontro foi discutida a atração de uma nova fábrica de compressores para Manaus, que PODE ser de origem chinesa, japonesa, coreana ou de outro país, com a finalidade de ampliar a oferta do componente no mercado nacional. A medida visa reduzir a dependência da produção atual e evitar novos impasses no cumprimento do PPB.

O tema ganhou relevância diante do crescimento do polo de ar-condicionado. Em 2025, a produção passou de 5,9 milhões para 6,3 milhões de aparelhos, impulsionada pela aprovação de projetos industriais tanto no CAS, como no Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam).

Posição do governo federal

O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, ressaltou a atuação técnica da Sedecti e reafirmou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus e da região Norte. “Discutimos o polo da Zona Franca, os PPBs, a geração de empregos e a atração de investimentos para Manaus. O Governo do presidente Lula está comprometido com o desenvolvimento da região Norte, e a Zona Franca é fundamental nesse processo”, afirmou Márcio Elias Rosa.

A reunião consolidou a solução adotada para o PPB e definiu encaminhamentos para atrair investimentos capazes de ampliar a produção de compressores, com o objetivo de manter a competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus.

Assuntos nesse artigo:

#sedecti, #mdic, #governodoamazonas, #poloarcondicionado, #zonafrancademanaus, #ppb, #compressores, #suframa, #cas, #codam, #serafimcorrea, #marcioeliasrosa, #atracaofabrica, #investimentos, #empregos, #producao, #2025, #fabrica, #mercado, #competitividade

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em 2025, Sejusc alcançou mais de 3,9 mil pessoas com ações sobre igualdade racial e intolerância religiosa
Próximo artigo Em Brasília, Sedecti destaca ação do MDIC para solução do impasse do PPB no polo de ar-condicionado

Mais notícias desta categoria

Caics TEA fortalecem desenvolvimento escolar de crianças com autismo, por meio de acompanhamento integrado

1 dia atrás

Caics TEA fortalecem desenvolvimento escolar de crianças com autismo, por meio de acompanhamento integrado

1 dia atrás

Amazonas institui Banco de Créditos de Reserva Legal para ampliar compensação ambiental no estado

1 dia atrás

Amazonas institui Banco de Créditos de Reserva Legal para ampliar compensação ambiental no estado

1 dia atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para pessoas com deficiência participarem do lançamento do 59º Festival de Parintins

1 dia atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para pessoas com deficiência participarem do lançamento do 59º Festival de Parintins

1 dia atrás

Secretária Nayara Maksoud destaca protagonismo feminino na gestão do SUS no Amazonas em evento do Ministério da Saúde

1 dia atrás

Secretária Nayara Maksoud destaca protagonismo feminino na gestão do SUS no Amazonas em evento do Ministério da Saúde

1 dia atrás

Amazonas Meu Lar é destaque em evento voltado ao fortalecimento do setor imobiliário

1 dia atrás

Governo do Estado ativa atendimento 24 horas da Delegacia da Mulher da Zona Leste e entrega viaturas para o combate à violência de gênero

1 dia atrás

‘Allan Kardec e as Mesas Girantes’ chega ao Teatro Amazonas com duas sessões do Projeto Luzes do Espírito

1 dia atrás

As inscrições para o Papea CT&I da Fapeam terminam no dia 15 de março

1 dia atrás
Bolsa Mais Professores: Secretaria de Educação divulga resultado preliminar do processo de seleção suplementar
Amazonas inicia proteção contra vírus respiratório grave em bebês com novo imunobiológico
Secretaria de Educação mobiliza escolas para participarem da 5ª Feira Amazonense de Matemática
CNIC reúne comissários para análise de projetos culturais no Palácio Rio Negro
CNIC reúne comissários para análise de projetos culturais no Palácio Rio Negro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?