Secretaria de Estado de produção rural realizou visita para orientar legalização de associação de plantas medicinais e aromáticas.
A Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR) realizou no sábado (10/01) uma visita técnica às comunidades do Cai n’Água, na área rural do município de Manaquiri (distante 60 quilômetros de Manaus). O secretário titular, Daniel Borges, reuniu-se com agricultores familiares da Associação de Produtores e Beneficiadores de plantas medicinais e Aromáticas da Amazônia (Asplamam) para verificar o andamento das providências e orientar o processo de regularização da entidade.
Encontro e encaminhamentos
O secretário foi recebido pelo presidente da Asplamam, Andrey de Matos, que afirmou: “Demos os primeiros passos de acordo com as orientações dos técnicos da SEPROR, para legalizar nossa associação. A ajuda de todos está nos fazendo ver um futuro melhor para nossos produtores”.
A pedido da Asplamam, a SEPROR havia enviado técnicos para uma visita inicial em setembro de 2025. Na ocasião, em uma roda de conversa coordenada pelo assessor Yann Bahea, foram debatidas as necessidades da comunidade, dúvidas sobre a reativação legal da associação — inativa desde 2023 — procedimentos documentais e as condições para que a entidade se torne apta a ser beneficiada por políticas públicas.
Prioridade ao setor primário
Segundo Daniel Borges, as orientações do governador Wilson Lima têm colocado o setor primário como prioridade da secretaria. O secretário destacou: “Acabamos de saber que estão sendo alcançados os resultados esperados para que a associação possa estar devidamente legalizada e assim permitir que seus associados sejam beneficiados pelas políticas públicas tanto estaduais como federais, principalmente na diferenciada área que abrange as plantas medicinais e aromáticas em nosso estado”.
Situação atual e próximos passos
Na visita deste sábado, a SEPROR foi informada oficialmente pela entidade de que as providências orientadas na primeira visita foram executadas e que a associação está em condições de obter a nova documentação necessária. Conforme o assessor Yann Bahea, “Na visita deste sábado, o secretário veio com sua equipe para ser informado oficialmente pela entidade de que as providências orientadas foram executadas e que está em condições de obter a nova documentação que permitirá aos agricultores familiares viverem uma nova realidade com a garantia de benefícios para todos”.
Assuntos nesse artigo:
#agricultoresfamiliares, #SEPROR, #danielborges, #asplamam, #plantasmedicinaisearomaticas, #Manaquiri, #Manaus, #andreydematos, #yannbahea, #wilsonlima, #visitatecnica, #comunidade, #documentacao, #politicaspublicas, #setorprimario, #associacao, #reativacao, #beneficios, #producaorural, #setor


