SEJUSC registrou em 2025 ampliação de redes de proteção, inclusão e serviços de Cidadania em várias regiões do Amazonas.
A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) ampliou em 2025 ações de proteção social e serviços de Cidadania no Amazonas, atuando em municípios, comunidades ribeirinhas e zonas de Manaus por meio de inaugurações, mutirões e programas de atendimento direto à população. Segundo a secretária da SEJUSC, Jussara Pedrosa, “Em 2025, a SEJUSC esteve presente nos municípios, nas comunidades ribeirinhas e na vida de quem mais precisa, levando Cidadania, possibilitando direitos e proteção. E em 2026, a SEJUSC vai continuar com esse trabalho, atendendo a população de todo o Amazonas”.
Avanços nas redes de proteção
Na proteção de crianças e adolescentes, houve a inauguração do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de violência (Ciaca), o nono do Brasil e o primeiro de gestão estadual. O espaço, administrado pela SEJUSC por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), reúne diferentes órgãos estaduais para acolhimento mais rápido e integrado.
Por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), a pasta abriu novos pontos do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) em Barcelos, Coari e Tapauá, oferecendo atendimento a pessoas em situação de violência. A SEJUSC também lançou o “Guia Delas: Mulheres Seguras em Todos os Espaços”, com orientações e diretrizes sobre o tema.
Na área da pessoa idosa, a Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) inaugurou o primeiro abrigo Transitório para Pessoas Idosas em situação de violência e risco de morte, para atendimento e proteção dessa população.
Cidadania em todo lugar
A Secretaria Executiva de Cidadania (Secid) manteve atuação contínua em todas as zonas de Manaus e nos municípios do Amazonas com serviços de Cidadania, distribuição de cestas básicas e kits bebês. Entre as ações realizadas, o Mutirão da Cidadania beneficiou moradores com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Diversidade, respeito e inclusão
Pela Secretaria Executiva de direitos humanos (SEDH), a SEJUSC promoveu ações de combate à discriminação e ao preconceito e realizou, pela primeira vez, o Circuito do Orgulho em Parintins. Também foram promovidas medidas em benefício de pessoas em situação de rua e migrantes, além de iniciativas para igualdade racial e religiosa e para a reinserção social de usuários e dependentes de álcool e outras drogas.
Em 2026, a SEJUSC seguirá com as atividades citadas, mantendo a oferta de serviços e a ampliação das redes de proteção em todo o Amazonas.
Assuntos nesse artigo:
#SEJUSC, #amazonas, #Cidadania, #direitoshumanos, #ciaca, #sedca, #sepm, #samic, #seadpi, #abrigotransitorio, #mutiraodacidadania, #cin, #Manaus, #Barcelos, #Coari, #tapaua, #Parintins, #diversidade, #inclusao, #iguldaderacial


