Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova inclusão de noções básicas de Libras em cursos superiores e técnicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova inclusão de noções básicas de Libras em cursos superiores e técnicos
Nacional

Comissão aprova inclusão de noções básicas de Libras em cursos superiores e técnicos

1 hora atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

30/12/2025 – 13:51

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Dayany Bittencourt recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 2748/25, que prevê a inclusão de noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos de cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica.

A proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência para especificar que esses conhecimentos devem integrar os temas relacionados à pessoa com deficiência na formação de novos profissionais.

O objetivo da proposta, do deputado Pedro Westphalen (PP-RS), é garantir que profissionais de diferentes áreas tenham competências mínimas para interagir com cidadãos surdos, eliminando barreiras de comunicação.

Efetivação de direitos
Em seu parecer favorável ao projeto, a relatora, deputada Dayany Bittencourt (UNIÃO-CE), disse que a medida é fundamental para efetivar direitos e promover uma transformação social inclusiva.

“Ao garantir que futuros profissionais de diversas áreas adquiram competências mínimas para interagir com pessoas surdas, o projeto ataca uma barreira histórica à participação plena e efetiva na vida econômica, social e cultural”, afirmou a relatora.

“A abordagem é essencial para a construção de um ambiente que acolha não apenas as crianças surdas em idade escolar, mas também adultos que perderam a audição ao longo da vida.”

A deputada afirmou ainda que a proposta é viável por exigir apenas noções básicas, o que oferece flexibilidade às instituições de ensino para adaptarem seus projetos pedagógicos sem gerar custos elevados ou mudanças drásticas nos currículos.

Próximos passos
O projeto, já aprovado também pela Comissão de educação, segue agora para análise da Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Semsa mobiliza 103 servidores para atendimento no Réveillon Manaus 2026 em três pontos da cidade
Próximo artigo Pesquisa apoiada pela Fapeam resgata a história do ensino de música em Manaus no século 20

Mais notícias desta categoria

Comissão de Segurança aprova critérios mais rígidos para redução de pena por tráfico

3 horas atrás

Comissão de Segurança aprova critérios mais rígidos para redução de pena por tráfico

3 horas atrás

Comissão aprova regra para cooperativas de crédito oferecerem prêmios financeiros em promoções

3 horas atrás

Comissão aprova prazo para redirecionamento de execução trabalhista a ex-sócio

5 horas atrás

Projeto reserva vagas para bombeiro civil e brigadista nas contratações em situação de calamidade pública

6 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga Ministério Público a considerar provas que interessem à acusação e à defesa

6 horas atrás

Lei cria licença ambiental especial para acelerar obras estratégicas

19 horas atrás

Comissão aprova demissão por justa causa em caso de violência contra mulher

19 horas atrás

Comissão aprova política de prevenção a síndrome associada à hipertensão na gravidez

20 horas atrás

Comissão aprova aumento de penas contra roubo e receptação de cargas

21 horas atrás

Comissão aprova regras especiais para aulas durante calamidades sanitárias ou climáticas

21 horas atrás

Comissão aprova aumento de pena para violência contra a mulher em área rural

22 horas atrás
Comissão aprova mudanças em regra sobre porte de arma e uso de álcool ou drogas
Comissão aprova prioridade para mães solo em vagas remanescentes do Sine
Comissão aprova obrigação de agressor pagar tratamento psicológico de vítimas de violência doméstica
Câmara dos Deputados contrata Cebraspe como banca examinadora do próximo concurso
Comissão aprova reserva de vagas para bombeiros civis e brigadistas durante calamidades públicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?