Café da manhã natalino reuniu cerca de cem pessoas acolhidas pelo Centro Pop no Centro de Manaus.
O prefeito David Almeida, acompanhado da primeira-dama Izabelle Fontenelle, participou na manhã desta quarta-feira, 24/12, de um café da manhã natalino no centro de referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no Centro. O encontro contou com cerca de cem pessoas atendidas pelo serviço e foi promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc).
Ação e participantes
A atividade reuniu ainda o secretário Saullo Vianna, a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e de direitos humanos, Graça Prola, o subsecretário Operacional de Gestão, Nildo Mello, a diretora do Departamento de proteção social de Rua (Elane Moreira), a secretária municipal de comunicação, Camila Silva, e o defensor público Thiago Rosas. A presença das autoridades evidenciou a atuação integrada do poder público na proteção da população em situação de rua.
Serviços oferecidos e declarações
Durante o encontro, o prefeito destacou o caráter inovador do Centro Pop e da casa de passagem, estruturas que, segundo ele, passaram a oferecer, pela primeira vez na história da cidade, um atendimento contínuo e humanizado à população em situação de rua. “Aqui é o resgate da dignidade. As pessoas têm refeição três vezes por dia, banho, itens de higiene, um teto, uma cama, ar-condicionado. É sair do relento e voltar a ter cuidado, respeito e esperança”, afirmou David Almeida.
O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda o trabalho de busca ativa realizado pelas equipes da assistência social, sobretudo com pessoas em situação de dependência química. “Nem todos aceitam o acolhimento, mas nossa missão é insistir no cuidado, para que ninguém precise passar o Natal, o Ano-NOVO ou qualquer dia ao sol, à chuva e ao sereno”, completou.
Funcionamento e alcance
O secretário Saullo Vianna afirmou que a política pública foi planejada com foco nas pessoas e detalhou a capacidade dos serviços: “O prefeito determinou que a ocupação do Centro fosse feita cuidando primeiro de quem está em situação de rua. O Centro Pop atende diariamente até cem pessoas, e a casa de passagem, 80. É um trabalho de resgate, de devolver dignidade, e estar aqui na véspera de Natal reafirma esse compromisso”, disse.
A diretora do DPSR, Elane Moreira, destacou o significado do encontro: “Esse café da manhã é alimento para o corpo e para a alma. Aqui, essas pessoas são vistas, são reconhecidas. O Centro Pop traz expectativa, esperança e novas possibilidades de vida”. Ela convidou a sociedade a colaborar de forma organizada com o serviço, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, na avenida Joaquim Nabuco.
Parcerias e apelo por ações coordenadas
O defensor público Thiago Rosas também ressaltou o caráter simbólico da iniciativa: “Acolher é um ato de amor. Na véspera do Natal, estar próximo das pessoas para quem Jesus veio ao mundo é um gesto concreto de humanidade. A defensoria pública é parceira da prefeitura e de toda a REDE de acolhimento”, afirmou.
Ao final do encontro, David Almeida reforçou o apelo para que ações solidárias sejam feitas de forma coordenada. “Quem quiser ajudar, procure o nosso centro de acolhimento. Aqui temos equipes preparadas, que conhecem essa realidade e podem orientar para que a assistência social seja feita de verdade, com ordem, cuidado e resultado”, concluiu.
A iniciativa reafirma a política da Prefeitura de Manaus de colocar as pessoas no centro das decisões, promovendo não apenas assistência, mas dignidade, pertencimento e novas oportunidades para quem mais precisa.
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito e João Viana / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCEFy5
Assuntos nesse artigo:
#centropop, #casadepassagem, #davidalmeida, #izabellefontenelle, #Semasc, #saullovianna, #gracaprola, #nildomello, #elanemoreira, #camilasilva, #thiagorosas, #defensoriapublica, #dpsr, #assistenciasocial, #acolhimento, #Manaus, #avenidajoaquimnabuco, #natal, #vesperadenatal, #inclusaosocial


