Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária
Governo do Amazonas

Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Projeto cultural mobilizou mais de 300 moradores entre julho e novembro de 2025 no bairro Petrópolis, com oficinas, murais e revitalização de residências.

O Coletivo Arte Ocupa, com apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, concluiu entre julho e novembro de 2025 a segunda edição do Colore Mossoró na Comunidade Mossoró, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. A iniciativa teve formato de formação artística, intervenções visuais e ações de integração comunitária, realizadas com recursos do Edital Público Aldir Blanc, do Conselho Estadual de Cultura e do Governo Federal.

Realização e apoio

O projeto foi executado pelo Arte Ocupa com apoio institucional do Governo do Amazonas e do edital citado, segundo a organização. Conforme a prestação de contas interna, a iniciativa mobilizou mais de 300 moradores e gerou mais de 60 oportunidades de renda dentro do próprio bairro, além de remunerar 30 profissionais amazonenses.

Atividades formativas e participação

Durante quatro meses, o Colore Mossoró II ofertou oficinas práticas que reuniram mais de 80 participantes. As atividades incluíram dança urbana, artes manuais, instrumentos musicais, vogue, expressão corporal e saúde emocional. Essas ações foram conducentes à autonomia, à criatividade e ao cuidado coletivo, conforme a metodologia do coletivo.

artes visuais e intervenção no espaço público

No campo das artes visuais, o projeto deixou quatro murais assinados por artistas do Amazonas que transformaram fachadas em espaços de memória e identidade. Houve também um mutirão comunitário que revitalizou dez residências, reunindo moradores em ações colaborativas voltadas à recuperação de fachadas e espaços externos.

Ações comunitárias e impacto social

A programação incluiu atividades pontuais que reuniram diferentes faixas etárias: o Dia das Crianças reuniu cerca de 100 famílias; um bingo comunitário distribuiu 20 premiações; e um campeonato de papagaio integrou mais de 20 jovens do bairro. O Colore Mossoró II também distribuiu 100 kits para famílias e produziu 20 livros de colorir temáticos sobre a comunidade, além de outras ações culturais voltadas ao fortalecimento de vínculos e ao aquecimento da economia local.

Mais de 90% da equipe do projeto é formada por moradores de periferias de Manaus; entre eles estavam 17 profissionais negros e 14 pessoas LGBTQIA+, recorte que, segundo a organização, reforça compromisso com diversidade e representatividade na prática.

“Transformar o Mossoró é transformar Manaus. Uma cidade que precisa olhar seus territórios. A periferia é criadora gênesis de cultura, é só estudar a história do nosso país. Quando a periferia produz cultura, ela produz futuro”, afirmou Sarah Campelo, gestora do Colore Mossoró II.

Moradores também registraram mudanças no dia a dia. Para Cira de Nazaré, que teve a casa revitalizada, “Fiquei muito feliz. A gente se sente valorizada, cuidada. Parecia que o bairro inteiro estava renascendo”. Jorge Pessoa destacou a alteração no comportamento das crianças: “Elas ficaram mais ativas, mais alegres. Não tem preço que pague isso”.

Sobre o Arte Ocupa

O Arte Ocupa é um coletivo de Manaus atuante desde 2021 dedicado à arte, educação e mobilização cultural nas periferias. Por meio de formações, intervenções urbanas e projetos de valorização territorial, o coletivo busca fortalecer identidades amazônicas urbanas e ampliar o acesso à arte e à cultura dentro dos bairros.

Assuntos nesse artigo:

#coloremossoro, #mossoro, #petropolis, #Manaus, #amazonas, #secretariadecultura, #economiacriativa, #arteocupa, #aldirblanc, #arte, #cultura, #formacaoartistica, #intervencoesvisuais, #revitalizacao, #murais, #comunidade, #inclusao, #diversidade, #economialocal, #periferia

Tags:capa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Arsepam lança Operação Viagem Segura e reforça fiscalizações até 4 de janeiro no Amazonas
Próximo artigo Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas orienta sobre cuidados no Carnaval com atividade física, alongamento e hidratação para prevenir lesões

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 199 vagas de emprego em Manaus com atendimento presencial nesta quinta-feira

5 horas atrás

Fuham celebra quatro décadas da residência médica em dermatologia e renova credenciamento até 2031

5 horas atrás

Amazonas registra queda de 70% nos focos de calor em janeiro de 2026 e tem 18 registros

6 horas atrás

Detran-AM apreende arma, munições e R$ 48 mil durante operação na zona centro-sul

6 horas atrás

Polícia desarticula loja clandestina em Manaus por falsificação de produtos saneantes e venda irregular

6 horas atrás

Resgate de cachorro em Manaus pelo Corpo de Bombeiros libera cadela Kira após uma hora

7 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia vencedores da Nota Fiscal Amazonense com 46 sorteados e premiação ampliada

7 horas atrás

Mulheres e meninas na ciência conduzem pesquisas sobre câncer na Amazônia na FCecon e em parceria nacional

7 horas atrás

Escolas têm até 16 de março para inscrever alunos na OBMEP 2026 pelo site oficial

7 horas atrás

Cosama destaca papel de mulheres e meninas na ciência e no saneamento do Amazonas em 11 de fevereiro

8 horas atrás

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

10 horas atrás
Hospital do Sangue terá fase final de preparação concluída até 28 de fevereiro para iniciar operações em março
Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval
Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte
Curso Técnico em Saúde Bucal leva formação profissional a jovens Yanomami de Kuruá em março
Espaço acessível será montado no Sambódromo de Manaus durante o Carnaval para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?