Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica
Nacional

Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica

2 horas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

19/12/2025 – 12:10

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Ricardo Ayres recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1299/25, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que reforça a competência da vara especializada em crimes contra a mulher para processar os casos de violência doméstica que envolvam vítimas do gênero feminino, ainda que sejam crianças, adolescentes ou idosos.

O objetivo é que, em caso de conflitos com outras leis de proteção a pessoas vulneráveis, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou o Estatuto da Pessoa Idosa, se a vítima de violência doméstica for do gênero feminino, será aplicada a Lei Maria da Penha, independentemente da questão etária.

O texto tramita em caráter conclusivo e deverá seguir para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Decisão do STJ
A justificativa do projeto se baseia em decisão do Superior Tribunal de justiça (STJ) deste ano, pela qual a “condição de gênero feminino é suficiente para atrair a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, em casos de violência doméstica e familiar, prevalecendo sobre a questão etária”.

Para o relator na CCJ, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), colocar em lei a jurisprudência do STJ vai contornar pedidos de questões processuais desnecessárias.

“São discussões demoradas que por vezes podem retardar o trâmite processual, postergando a entrega da prestação jurisdicional urgente e enfraquecendo a proteção legal conferida às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, afirmou.

A medida proposta, segundo Ayres, vai evitar que entraves processuais inviabilizem a intenção do legislador de conferir, prioritariamente, proteção à mulher, seja ela criança, adolescente, adulta ou idosa, contra qualquer tipo de violência doméstica e familiar, inclusive na esfera sexual.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Próximo artigo Recapeamento asfáltico em Tapauá avança com 28 vias entregues pelo Programa Asfalta Amazonas

Mais notícias desta categoria

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde

1 hora atrás

Comissão aprova projeto que cria categorias de pessoas desaparecidas

3 horas atrás

Comissão aprova regras para uso de imagens e obras autorais por inteligência artificial

4 horas atrás

Congresso vota Orçamento de 2026 e créditos suplementares nesta sexta-feira

6 horas atrás

Projeto define diretrizes para fortalecer o futebol feminino no Brasil

19 horas atrás

Comissão aprova parcelamento de multas de motoristas com deficiência

19 horas atrás

Motta cria comissão especial para analisar proposta sobre diretrizes do futebol feminino

20 horas atrás

Mesa Diretora da Câmara declara a perda dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Delegado Ramagem

20 horas atrás

Comissão aprova proposta que obriga exibição de CNPJ em anúncios de agências de turismo na internet

20 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga indicar se partiu de escola registro de violência doméstica

21 horas atrás

Comissão aprova projeto que tipifica o crime de perseguição processual contra mulheres

22 horas atrás

Comissão de Agricultura da Câmara cobra regulamentação de lei sobre cultivo sustentável de bambu

22 horas atrás
Comissão de Finanças e Tributação aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais
Congresso adia para amanhã sessão para votar Orçamento de 2026 e créditos suplementares
Comissão aprova ressarcimento a cartórios por atos gratuitos e moderniza regras para casamento
Comissão aprova meia-entrada para pessoas com doenças crônicas, raras ou graves
Comissão aprova projeto que veda prisão domiciliar para chefes de organizações criminosas e de milícias
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?