Operação vistoriou bebidas e alimentos congelados após denúncia, com apoio de órgãos municipais.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), realizou, nesta segunda-feira, 15/10, uma fiscalização em um supermercado da zona Oeste da cidade como parte da operação Zero Metanol, que verifica a segurança sanitária das bebidas alcoólicas vendidas à população. A ação contou com o apoio do Procon municipal, da delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da Guarda Municipal.
Fiscalização e apuração
Segundo a direção da Visa Manaus, a operação teve início em 6 de outubro e, conforme o balanço, alcançou 28 estabelecimentos até o dia 15/10, incluindo bares, festas, supermercados e distribuidoras de bebidas, estas últimas como principal alvo. Durante a vistoria no supermercado da zona Oeste, as bebidas verificadas estavam dentro das normas de segurança sanitária, com lacres preservados, certificação do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa) e informações necessárias nos rótulos.
Após uma denúncia de consumidora durante a fiscalização, a equipe foi à seção de alimentos congelados e constatou carnes de frango em descongelamento e impróprias para o consumo. Foram encontrados cerca de 35 quilos de carnes de frango, entre peças inteiras, cortes de filé de peito e filés empanados.
Medidas adotadas e implicações administrativas
Os alimentos foram retirados dos expositores e inutilizados no próprio supermercado com sabão e água sanitária. Pelo ocorrido, o estabelecimento foi autuado e irá responder a processo administrativo Sanitário, que PODE resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37.
A Visa Manaus reforça o papel da população em denunciar a produção e venda irregular de bebidas alcoólicas e orienta consumidores a evitarem produtos de procedência desconhecida. Deve-se observar vedação adequada, prazo de validade, indicação de ingredientes, origem, registro no Mapa e rotulagem intacta, além de adquirir produtos em estabelecimentos confiáveis.
Riscos à saúde e canais de emergência
A intoxicação por metanol é descrita como emergência médica grave. A substância é metabolizada em formaldeído e ácido fórmico, que podem levar ao óbito. Os principais sintomas são visão turva ou perda de visão e mal-estar generalizado, como náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.
Em caso de suspeita de intoxicação, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM): (92) 3305-4702 / 0800-722-6001 (telefones de emergência) e (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732 (telefones comuns). Outros serviços a serem acionados são o Disque-Intoxicação da ANVISA: 0800 722 6001, e o Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800-771-3733.
Estabelecimentos com bebidas suspeitas de contaminação devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#zero_metanol, #visa_manaus, #Semsa, #procon, #decon, #guarda_municipal, #supermercado, #zona_oeste, #Manaus, #carnes_de_frango, #35_quilos, #processo_administrativo_sanitario, #ufm, #mapa, #metanol, #intoxicacao, #cit_am, #disque_intoxicacao, #cci, #ouvidoria_visa_manaus


