Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mobilização em Manaus por justiça fiscal busca mudar o pacto federativo e critérios do FPM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Mobilização em Manaus por justiça fiscal busca mudar o pacto federativo e critérios do FPM
Manaus

Mobilização em Manaus por justiça fiscal busca mudar o pacto federativo e critérios do FPM

13 horas atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Prefeitos e lideranças do Norte se reúnem em Manaus para apresentar a Carta de Manaus e propor mudanças no financiamento municipal.

O prefeito David Almeida conduziu, na sexta-feira, 12/12, em Manaus, o “Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Região Norte em busca de justiça fiscal no financiamento público”, iniciativa da Prefeitura de Manaus em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O evento reuniu gestores municipais e lideranças políticas do Norte para discutir correções no pacto federativo e consolidar a Carta de Manaus, que será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso Nacional e aos governos estaduais.

Unidade regional e encaminhamentos

Durante o encontro, David Almeida, acompanhado pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, pelo vice-prefeito Renato Junior e pelo representante e vice-presidente da FNP, Gilberto Perre, reforçou a unidade da região em torno da pauta. A Carta de Manaus deverá formalizar propostas técnicas e políticas para revisão dos critérios de distribuição de recursos entre UNIÃO, estados e municípios.

O documento tem entre seus destinatários a Presidência da República, o Congresso e os governos estaduais, com o objetivo de transformar os dados apresentados em agenda federativa permanente, segundo a organização do encontro.

Argumentos técnicos sobre a realidade local

A base técnica apresentada no evento aponta que Manaus possui 11.401 quilômetros quadrados e é a 2ª maior capital do país em extensão, conforme o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE). A cidade tem predominância de cobertura natural e alto nível de preservação, segundo o MapBiomas, além de figurar entre as maiores economias municipais do país e concentrar a maior REDE de serviços urbanos e sociais do Amazonas.

Os gestores destacaram que a logística na região implica custos adicionais permanentes para a prestação de serviços públicos, que não são refletidos no atual modelo de repartição das receitas. O prefeito citou a REDE municipal de educação, com centenas de unidades e atendimento a estudantes em áreas de acesso fluvial, o que exige transporte por barco, infraestrutura de conectividade e suporte alimentar em localidades remotas.

“Nós precisamos enfrentar o desafio da falta de equidade no financiamento municipal. É muito diferente administrar uma cidade compacta, inserida em uma região metropolitana consolidada, e governar um território continental como Manaus, onde é preciso levar escola, saúde, energia, internet e alimentação a comunidades acessadas por rios, dentro da floresta. Essa complexidade não é considerada no atual modelo de repartição dos recursos”, afirmou David Almeida.

O vice-governador Tadeu de Souza afirmou que o custo amazônico é estrutural e que o desenho atual impõe desigualdade na execução de políticas públicas. “É sobre justiça fiscal e sobre o custo de fazer serviço público numa área continental e logisticamente distante dos centros de decisão do país”, disse ele.

Propostas e pontos centrais da Carta

Entre as propostas apresentadas por Manaus estão: alteração no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para incorporar critérios de extensão territorial e preservação ambiental; criação de uma Bolsa de Créditos de Carbono na Região Norte; obrigatoriedade de transferências federais vinculadas a serviços ambientais aos municípios; e ampliação de investimentos diretos da UNIÃO na Região Norte.

Os representantes dos municípios do interior também manifestaram adesão institucional ao movimento. O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Souza, afirmou que não há política pública sustentável sem financiamento compatível com a logística regional e citou que há municípios que levam 15 a 20 dias de balsa para receber insumos.

O prefeito apontou ainda uma assimetria na arrecadação: a concentração de receitas em outros entes, enquanto a maior parte das obrigações de execução cotidiana recai sobre as prefeituras. Como exemplo, citou a divisão de impostos do polo industrial: “De cada R$ 100 milhões de impostos do polo industrial, 50 milhões são impostos federais, 48 milhões são impostos estaduais e 2 milhões são impostos municipais. Mas água, asfalto, iluminação, coleta, transporte, quem leva é a prefeitura”.

Próximos passos

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos informou que a mobilização terá continuidade como agenda federativa, com transição e pactuação política, tendo Manaus como ponto de partida do ciclo regional de mobilização. O secretário-executivo e representante da FNP no encontro, Gilberto Perre, afirmou que “a distribuição da receita entre os entes é injusta e precisa promover maior Solidariedade e equidade”.

Encerrando o encontro, David Almeida afirmou que a Carta de Manaus marca o início de uma mobilização permanente por justiça fiscal e por mudança de paradigma no pacto federativo brasileiro. A agenda já foi conectada ao próximo encontro nacional, previsto para 4 de fevereiro, em Brasília, quando prefeitos deverão avançar nas propostas.

Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito e Antonio Pereira / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCDBz7

Assuntos nesse artigo:

#justicafiscal, #cartademanaus, #pactofederativo, #fpm, #Manaus, #amazonas, #amazonia, #logistica, #preservacaoambiental, #frentenacionaldeprefeitaseprefeitos, #fnp, #prefeitos, #municipios, #educacao, #saude, #infraestrutura, #creditosdecarbono, #davidalmeida, #tadeudesouza, #brasilia

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que garante segurança a conselheiros tutelares
Próximo artigo Prefeitura de Manaus implanta canaletas na travessa Leopoldo Neves para drenagem superficial e mobilidade urbana

Mais notícias desta categoria

Pesquisa de preços da ceia de Natal 2025 em Manaus mostra variações expressivas entre itens

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus moderniza galeria subterrânea da rua Atenas para melhorar drenagem e segurança dos moradores

12 horas atrás

Projeto Jogo Limpo oferece serviços de saúde e cidadania na zona Leste de Manaus

12 horas atrás

Obras na ponte da avenida do Turismo em Manaus avançam com três frentes de trabalho

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta canaletas na travessa Leopoldo Neves para drenagem superficial e mobilidade urbana

13 horas atrás

Itinerários de ônibus em Manaus serão alterados temporariamente por corrida na Constantino Nery

15 horas atrás

Projeto Aprender Lutando realiza troca de faixas para cerca de 120 alunos no Cime em Manaus

16 horas atrás

Semsa divulga 4º LIRAa e realiza Dia D de Mobilização contra o Aedes aegypti em Manaus

17 horas atrás

Procon Manaus Itinerante encerra calendário de 2025 com atendimento na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz recuperação da drenagem na rua 22 do São José Operário com troca de tubulação e limpeza

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação da drenagem na rua Mauá da Serra e desobstrui rede comprometida por lixo e sedimentos

18 horas atrás

Manaus registra aumento de 87,5% na emissão de Habite-se para moradias multifamiliares e amplia regularização

22 horas atrás
Manaus abre Consulta Pública para revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico com participação da sociedade
Prefeitura de Manaus ajusta horários da Millenium em Movimento para preservar mobilidade urbana no dia 14/12
Última parcela do IPTU vence em 15 de dezembro e mantém contribuintes na disputa por prêmios de até R$ 300 mil
Prefeitura de Manaus articula serviços no residencial Carlos Braga antes da entrega em janeiro de 2026
Manaus amplia atendimento de esporotricose humana para 39 unidades de saúde até o final de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?