Amazonas registra queda em homicídios, roubos e aumento das apreensões de drogas e armas entre janeiro e novembro.
O Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) apresentaram reduções recordes nos crimes entre os meses de janeiro a novembro deste ano no estado do Amazonas, com queda em homicídios, roubos a ônibus e roubos de celulares, e apreensão histórica de drogas e de armas, conforme dados divulgados pelas forças policiais. As ações envolveram a polícia Civil (PC-AM), a polícia Militar (PMAM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM) e o Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), e ocorreram em Manaus e em outras regiões do estado por meio de operações integradas e investimentos em equipamentos.
Resultados gerais
De acordo com os números apresentados, os casos de homicídios caíram 32% no período, saindo de 973 para 658 ocorrências. Em Manaus a redução foi de 43%, indo de 654 para 353 casos.
Os feminicídios tiveram queda de 13 casos: passaram de 29 em 2024 para 16 neste ano; na capital foram 9 registros a menos, colocando o estado em primeiro lugar em desempenho relativo a essa redução, segundo a SSP-AM.
Crimes contra o patrimônio
Os roubos ao ônibus do transporte coletivo caíram 61% no estado, de 827 para 325 casos; em Manaus a queda foi de 57%. Durante o período, a SSP-AM registrou dois roubos nas rotas do Distrito Industrial.
Os roubos a celulares apresentaram redução de 30%, saindo de 20.891 para 15.685 no estado; na capital a queda foi de 30%, de 20.120 para 14.028. O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou o trabalho integrado entre as forças para alcançar esses resultados.
Os registros de roubo de veículos seguem em redução desde 2022: foram 551 casos este ano, ante 790 em 2024, queda de 30%. Os roubos às residências, a pedestres e aos comércios apresentaram queda de 31%, 30% e 25%, respectivamente.
Apreensões e produtividade
Entre janeiro e o dia 8 de dezembro, as Forças de Segurança do Amazonas apreenderam, no total, 43,263 toneladas de drogas, superando o volume registrado em 2024. No mesmo período, foram contabilizadas 1.488 armas de fogo apreendidas. O cumprimento de mandados de prisão também aumentou, com 3.811 mandados cumpridos, alta de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Investimentos e estrutura
Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, os resultados são consequência dos investimentos do governador Wilson Lima em equipamentos e em pessoal. Conforme ele, a SSP-AM atuou na coordenação e na aplicação de recursos para que o trabalho das polícias chegasse à justiça.
Os investimentos permitiram a operação com novas ferramentas, entre elas as câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial, os equipamentos de inteligência do Paredão integrados às viaturas da PM e da PC, novos armamentos e equipamentos fluviais, como lanchas blindadas, além da nova Base Arpão, que ampliaram a atuação nos rios.
O comandante-geral da polícia Militar, Klinger Paiva, afirmou que os resultados refletem o comprometimento diário da corporação e a integração entre as forças. “Fruto de uma integração, um trabalho, uma sinergia que existe entre as forças de segurança e sempre em prol de buscar o melhor resultado para a sociedade”, disse ele, destacando recordes em apreensões.
Encerramento
As autoridades atribuem as quedas nos índices criminais e o aumento das apreensões à soma de investimentos em tecnologia e infraestrutura, à atuação integrada das polícias e ao trabalho de campo realizado pelas corporações durante o período de janeiro a novembro deste ano.
Assuntos nesse artigo:
#reducaodecrimesnoamazonas, #amazonas, #Manaus, #homicidios, #feminicidios, #rouboaonibus, #rouboacelular, #roubodeveiculos, #apreensaodedrogas, #armas, #SSP-am, #pc-am, #pmam, #cbmam, #dptc, #sistemadereconhecimentofacial, #paredao, #basearpao, #lanchasblindadas, #mandadosdeprissao


