Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus amplia oferta de PrEP na atenção primária durante ações do Dezembro Vermelho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus amplia oferta de PrEP na atenção primária durante ações do Dezembro Vermelho
Manaus

Manaus amplia oferta de PrEP na atenção primária durante ações do Dezembro Vermelho

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Semsa destaca a oferta de PrEP na REDE municipal e ações de prevenção em unidades de saúde durante o Dezembro Vermelho.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde Semsa, anuncia a ampliação da oferta da PrEP na REDE de Atenção Primária à saúde durante as ações do Dezembro Vermelho. A medida ocorre em 15 unidades de saúde e envolve dispensação de medicamento antirretroviral diário como forma de prevenção ao HIV/Aids, segundo a gerência de Vigilância Epidemiológica.

Oferta e expansão da PrEP

A PrEP é hoje disponibilizada em 15 unidades da Semsa. O uso consiste em tomar diariamente um medicamento antirretroviral para preparar o organismo no caso de contato com o HIV e assim prevenir a infecção. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Viviana Cláudia Almeida, a oferta vem sendo ampliada desde 2021, quando o serviço começou em uma unidade municipal.

Segundo Viviana Almeida, em 2021 o número de usuários com dispensação de PrEP em Manaus era de 936 pessoas, com 55% dessa dispensação ocorrendo na Atenção Primária à saúde. Este ano o número subiu para 3.216 pessoas com dispensação de PrEP, com 75% desse total apenas na APS.

Como acessar o serviço

A PrEP PODE ser disponibilizada para pessoas acima de 15 anos, com peso maior que 35 kg e que tenham vida sexual ativa. Para acessar, basta procurar uma das 15 unidades que oferecem o serviço, onde o paciente recebe informações e orientações.

No primeiro atendimento é realizado o teste rápido para HIV. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento. Se o resultado for negativo, o usuário recebe prescrição para PrEP, encaminhamento para exames de controle e agendamento de consultas de acompanhamento.

Ações do Dezembro Vermelho e oferta de PEP

As ações do Dezembro Vermelho continuam nas unidades de saúde com intensificação de serviços de educação em saúde, prevenção e controle do HIV/Aids. As atividades incluem distribuição de preservativos, autotestes, material informativo e oferta do teste rápido para HIV em 193 Unidades de saúde.

A Semsa também mantém a oferta de PEP em 11 unidades, medida de prevenção de urgência com uso de medicamento para reduzir o risco de infecção após possível exposição ao HIV durante relação sexual ou acidente com material perfurocortante. A PEP deve ser usada apenas em situações emergenciais, como rompimento do preservativo durante a relação sexual ou acidentes com profissionais de saúde, conforme explica Viviana Almeida.

A lista das unidades que ofertam PrEP está disponível no site da Semsa Manaus: https://www.Manaus.am.gov.br/Semsa/prevencao-ao-hiv-ist-e-hepatites/

Transmissão e dados epidemiológicos

O HIV é transmitido por relações sexuais sem uso de preservativo, da gestante para o bebê na gestação, parto ou amamentação, pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas ou pela transfusão de sangue contaminado. O vírus ataca o sistema imunológico e, sem tratamento, PODE evoluir para a Aids.

Do total de 1.298 casos novos de HIV em adultos registrados este ano em Manaus, 66,79% (867) foram notificados entre pessoas de 20 a 39 anos, com 75,4% dos casos entre a população masculina. Também foram notificados 445 casos novos de Aids e 183 óbitos pela doença.

Em 2024, Manaus registrou 1.756 casos novos de HIV em adultos, 546 casos novos de Aids e 244 óbitos.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Cristian Guerreiro/Semsa

Assuntos nesse artigo:

#prep, #Semsa, #prefeiturademanaus, #Manaus, #dezembrovermelho, #aps, #pep, #hiv, #aids, #prevencao, #testerapido, #preservativos, #autotestes, #unidadesdesaude, #vigilanciaepidemiologica

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que repassa 25% de outorgas portuárias a municípios
Próximo artigo Prefeitura intensifica operação ‘Natal’ com fiscalizações na zona Norte e no centro de Manaus

Mais notícias desta categoria

Janayna Castro de Vasconcelos é a nova presidente do Concultura

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior nomeia Heliatan Botelho para a Semad

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior apresenta prioridades e fortalece compromisso com uma gestão próxima e resolutiva em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura alerta para link de inscrições falso para concurso

2 dias atrás

Prefeitura mobiliza mais de 200 agentes para operação especial durante Maratona Internacional de Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus avança na reconstrução da drenagem profunda na avenida Autaz Mirim e reforça segurança em corredor estratégico da zona Leste

2 dias atrás

Prefeitura alerta para alterações no trânsito e transporte público devido às comemorações do aniversário do bairro Japiim

2 dias atrás

Força-tarefa noturna da Prefeitura de Manaus restabelece drenagem na avenida Djalma Batista

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior reforça compromisso com gestão eficiente

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior nomeia Célio Guedes como novo secretário da Casa Civil, Alexandre do Carmo como subsecretário e mantém Mônica Prestes na subsecretaria

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia operação de novo conjunto semafórico

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus restabelece drenagem no Tarumã

3 dias atrás
Implurb atualiza canais de atendimento durante transição
Prefeito Renato Junior destaca infraestrutura, habitação e diálogo com a população durante entrevista e anuncia novos secretários da Semad e Casa Civil
PMM participa de reunião para início da Agenda Cidade Unicef
Estudantes da Prefeitura de Manaus visitam o Instituto Soka Amazônia
Prefeitura intensifica sinalização viária em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?