O objetivo é ampliar o uso do gás natural em empreendimentos do setor em fase de planejamento


Em sintonia com o mercado imobiliário, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) deu mais um passo importante visando a expansão do serviço de gás natural (GN) canalizado no estado. Já está em vigor a política New Business, iniciativa estratégica adotada pela concessionária do serviço público de distribuição do GN, cujo objetivo é estimular a adoção do gás natural em empreendimentos imobiliários ainda em fase de planejamento.
Atualmente, grande parte dos empreendimentos imobiliários, que passam a utilizar o gás natural, já estão construídos. Com a nova política, a ideia é que os empreendimentos já sejam planejados com infraestrutura adequada para o uso do gás natural que, PODE ser aplicado na cocção de alimentos, aquecimento de água, entre outras utilidades.
A otimização de espaço e a redução de custos estão entre as principais vantagens às empresas parceiras. “Na medida em que o empreendimento já nascerá com gás natural, será eliminada a necessidade de construir central de gás e dessa forma, haverá diminuição de custos, ressaltando que o gás natural representa 50% de economia”, afirma João Salomão, gerente de Comercialização e Marketing da Cigás.
A Companhia será responsável pela construção da REDE de distribuição até a porta do empreendimento e ainda, concederá benefício às empresas parceiras, calculado com base em fatores como a distância entre o empreendimento e a REDE de distribuição de gás natural, além da quantidade de unidades habitacionais previstas.
“O bônus, previsto em instrumento a ser firmado entre as partes, será concedido após a constituição formal do condomínio e a assinatura do contrato de fornecimento de gás natural com a Companhia, garantindo segurança jurídica e benefícios concretos para ambas as partes”, explica o gerente.
“A proposta representa um avanço na parceria entre a Companhia e as empresas do setor e mostra a preocupação da Cigás com o avanço e o crescimento da cidade de Manaus”, avalia André Neves, representante da construtora Etam.
Residencial em alta
O gás natural tem desempenhado um papel importante no segmento residencial. Em setembro, o consumo médio diário foi de 5,1 mil metros cúbicos, representando um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, a Companhia atende mais de 26 mil unidades consumidoras (UCs) do segmento residencial.
Vantagens do Gás Natural
A ampla variedade de aplicações do gás natural está entre suas principais vantagens. O combustível PODE ser empregado na geração de energia elétrica e vapor, no aquecimento de fornos e secadores, como matéria-prima industrial, na climatização de ambientes, na cocção de alimentos, no abastecimento de frotas de veículos, em empilhadeiras, entre muitas outras utilizações.
Seu uso também oferece aos consumidores, maior economia quando comparado a outros combustíveis. Soma-se a isso, o fornecimento contínuo, por meio de uma REDE subterrânea de gasodutos, maior segurança operacional e a comodidade do pagamento pós-consumo.
