Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus assina ordem de serviço para construção da FMTEA e amplia oferta de atendimento a pessoas com TEA
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus assina ordem de serviço para construção da FMTEA e amplia oferta de atendimento a pessoas com TEA
Manaus

Manaus assina ordem de serviço para construção da FMTEA e amplia oferta de atendimento a pessoas com TEA

38 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Fundação Municipal Transtorno do Espectro Autista (FMTEA) será construída no bairro Lírio do Vale, primeira do tipo no país.

O prefeito David Almeida e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Renato Junior, assinaram, nesta quinta-feira, 4/12, a ordem de serviço para a construção da Fundação Municipal Transtorno do Espectro Autista (FMTEA). O ato ocorreu na alameda Desembargador João Machado com rua dos Milagres, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste, e marca o início das obras do complexo que vai reunir serviços de saúde, educação, assistência social e esporte.

Projeto e infraestrutura

O projeto foi concebido com foco em conexão com a natureza, sustentabilidade e ambientes terapêuticos lúdicos, aplicando conceitos de neuroarquitetura para promover bem-estar, conforto sensorial e autonomia. Com 4.002,94 m² de área total, o complexo terá um prédio principal de 2.622,38 m² e incluirá salas de atendimento especializado, terapias multidisciplinares, fisioterapia, odontologia e espaços de estímulo como robótica e arte.

O equipamento contará ainda com quadra poliesportiva, piscina terapêutica, parque sensorial e a Vila do Autista, com playground e áreas de convivência. Conforme detalhes apresentados pela prefeitura, a proposta é integrar serviços para atender crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Capacidade de atendimento e serviços integrados

Atualmente, o Eamaar, no bairro Alvorada, realiza cerca de 3.329 atendimentos mensais. Com a implantação da FMTEA, a capacidade será ampliada para 10 mil atendimentos mensais, segundo a administração municipal, o que corresponde a quase o triplo da oferta atual. O complexo deverá operar com equipe multidisciplinar para diagnóstico, estimulação precoce e acompanhamento contínuo.

O diretor do Eamaar, Alexandre Gald, citou resultados da estimulação precoce: “Quando chegamos ao Eamaar, atendíamos cerca de 340 crianças. Hoje, são mais de 3.200. Histórias como a do Gabriel, que era não verbal e hoje está se formando no ensino fundamental, mostram o poder da estimulação precoce. A fundação vai ampliar ainda mais essa transformação”.

Depoimentos e simbolismo

Na solenidade, o prefeito David Almeida afirmou: “Hoje, escrevemos juntos um NOVO capítulo da história do autismo em Manaus. Estamos tirando do papel um sonho de décadas das famílias atípicas, com um espaço feito para acolher, tratar e desenvolver pessoas com TEA em todas as fases da vida”.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, disse: “Aqui não vamos colocar apenas cimento e vergalhão. Vamos colocar coração, sentimento e amor. É um marco histórico na política de inclusão de Manaus, que vai transformar a vida de milhares de famílias”.

O cirurgião-dentista Dr. Luiz Marcelo Lopes da Costa, que atua há três décadas na causa, afirmou: “Estou há 33 anos nessa luta e hoje vejo a realização de um sonho. Conheço as histórias de sofrimento dessas famílias. Com essa fundação, viramos a página e começamos um NOVO tempo de dignidade e cuidado”.

O estudante Jean Gabriel, jovem autista, declarou: “Todos aqui são vencedores, as crianças, os jovens e as famílias. Eu sofri bullying na escola, enfrentei dificuldades, mas com esforço e apoio conseguimos superar. Ver o poder público olhar para essa causa com seriedade enche meu coração de esperança”.

A mãe de Edimando Viga, Telma Maria Viga de Albuquerque, ressaltou a mudança prevista com a fundação: “Onde antes havia incerteza, agora haverá acolhimento. Onde havia medo, haverá esperança. Onde havia portas fechadas, haverá cuidado e escuta. Este é um sonho de todas as mães atípicas que nunca deixaram de lutar pelos seus filhos”.

A pediatra e neonatologista Dra. Helena, do Eamaar, destacou o pioneirismo da iniciativa: “A Prefeitura de Manaus saiu na frente entre as capitais brasileiras ao investir no desenvolvimento infantil. O Eamaar já é referência regional e, com a fundação, vamos ampliar esse trabalho com uma equipe multidisciplinar ainda mais forte, garantindo diagnóstico, estimulação precoce e cuidado contínuo”.

Investimento e previsão

O prefeito informou que serão investidos R$ 17 milhões na obra. Segundo a administração, a previsão é que a FMTEA seja inaugurada no ano que vem. A expectativa apresentada é que o NOVO equipamento consolide em Manaus um centro de referência municipal para pessoas com TEA.

Texto: Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito e Eduarda Lira / Seminf

Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito e João Viana / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHBqjCCPer

Assuntos nesse artigo:

#fmtea, #Manaus, #transtornodoespectroautista, #tea, #davidalmeida, #renatojunior, #Seminf, #eamaar, #estimulacaoprecoce, #neuroarquitetura, #saude, #educacao, #assistenciasocial, #esporte, #quadrapoliesportiva, #piscinaterapeutica, #parquesensorial, #viladoautista, #inclusao, #investimento

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas apresenta projeto de centro de diagnóstico e estadiamento de câncer em encontro nacional do Ministério da Saúde
Próximo artigo Barco Hospital São João XXIII inicia 22ª expedição em Caapiranga com serviços médicos e cirurgias para comunidade ribeirinha

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus orienta emissão de autorizações do programa Dignidade Menstrual pelo PEC nas unidades de saúde

48 minutos atrás

Prefeitura de Manaus realiza 3ª edição dos Jogos Inclusivos Municipais com foco na educação especial

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 377 vagas de emprego em diversos setores até 5/12/2025

3 horas atrás

USF Nilton Lins suspende atendimentos nesta sexta a partir das 13h para manutenção e terá retorno na terça

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus reúne conselheiros para discutir emprego e qualificação no Conselho Municipal do Trabalho em 4/12

3 horas atrás

Manaus convoca aposentados e pensionistas para recadastramento Manaus Previdência e alerta risco de suspensão de pagamento

3 horas atrás

Manaus registra 17,8 mil metros quadrados licenciados com Alvará de Construção Mais Fácil e reduz prazos de emissão

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus desativa temporariamente plataforma na alameda Cosme Ferreira devido a obras da Energisa

5 horas atrás

Formação continuada da rede municipal de Manaus registra 49.419 atendimentos em 2025 e amplia capacitações

6 horas atrás

Manaus entra em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 4/11

19 horas atrás

Rainha Diambi Kabatusuila visita Prefeitura de Manaus para tratar de igualdade racial e intercâmbio cultural

20 horas atrás

Chuvas em Manaus na quarta-feira mobilizam Defesa Civil e equipes de resposta

21 horas atrás
Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura da zona Norte com rip-rap e limpeza de drenagem em 3/12
Prefeitura e Estado alinham esquema de segurança para concurso Semed em Manaus no domingo 7/12
Manaus Previdência é eleita para Comissão Permanente de Atuária e amplia presença no Conaprev nacional
Gestores da Semsa participam de reunião do Conares em Ouro Preto para definir ações de aprimoramento do SUS
Vacinação antirrábica em Manaus oferece 52 pontos fixos e visitas domiciliares até 29/12 para cães e gatos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?