Dezenove unidades da Semsa aplicaram doses por oito horas no Dia D, com 3.669 pessoas vacinadas em 29/11.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), aplicou 3.669 doses da influenza trivalente no “Dia D” da campanha no sábado, 29/11. A mobilização ocorreu em dezenove unidades, que atenderam das 8h às 16h, oferecendo a vacina a idosos, gestantes, crianças e demais integrantes dos grupos prioritários.
Resultados do Dia D
Do total vacinado no Dia D, 1.551 idosos, 677 crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 58 gestantes receberam a dose da influenza trivalente. Conforme o balanço da Semsa, desde o início da campanha, em 3/11, até 30/11 foram aplicadas 115.534 doses nas salas de vacina da REDE municipal.
Segundo Marinélia Ferreira, diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador da Semsa, a adesão dos usuários foi relevante mesmo com chuva à tarde e a realização de uma final de futebol no mesmo dia. A declaração reforça o objetivo do Dia D, de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe.
Cobertura, prazo e oferta
A campanha de vacinação contra a influenza segue até 28 de fevereiro de 2026. De acordo com a Semsa, as doses estão disponíveis em mais de 160 salas de vacina distribuídas nas zonas urbana e rural de Manaus. A lista de locais, endereços e horários PODE ser consultada pelo endereço bit.ly/SalasVacina.
A meta é imunizar 90% de crianças, gestantes e idosos, que somam 439.396 pessoas em Manaus. Nos demais grupos, a meta é alcançar 306.249 pessoas. Entre as pessoas já vacinadas nesta edição da campanha na capital estão 42.500 idosos (18,69% dessa população), 5.896 gestantes (23,48%) e 28.900 crianças (15,48%).
Grupos prioritários
Marinélia explica que a influenza trivalente é indicada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos, além de outros 17 grupos prioritários definidos pelo Ministério da saúde. Integram a lista puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, profissionais das Forças Armadas, profissionais da força de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso), trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos), população privada de liberdade (18 anos e mais) e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Marinélia reforça que a campanha regional no segundo semestre leva em conta a sazonalidade e o início do período chuvoso na região Norte, que aumentam o número de síndromes gripais. Conforme ela, por esse motivo Manaus e outros municípios do Norte iniciaram a campanha em 2023 no segundo semestre, diferente do restante do país.
Se você faz parte dos grupos prioritários ou conhece alguém que esteja, compareça a uma das salas da Semsa para se vacinar, orienta a diretora: ‘Se você conhece alguém dos grupos prioritários, informe sobre a campanha, ou se você faz parte, compareça a uma das salas da Semsa para se vacinar e se proteger contra a gripe. A vacina salva vidas.’
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#vacinacao, #influenza, #Manaus, #Semsa, #diad, #campanhadevacinacao, #idosos, #gestantes, #criancas, #salasdevacina, #sazonalidade, #periodochuvoso, #trivalente, #gruposprioritarios, #doses, #bitlysalasvacina, #vacina, #cobertura

