Alargamento de 6,6 quilômetros adicionou terceira faixa, recapeamento e melhorias na drenagem na zona Oeste de Manaus.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), concluiu o alargamento da avenida do turismo, na zona Oeste, ao longo de 6,6 quilômetros. A intervenção incluiu a criação da terceira faixa, recapeamento completo, implantação de meio-fio e sarjeta, ampliação de caixas coletoras e limpeza da tubulação, e visa melhorar a fluidez no acesso ao aeroporto internacional Eduardo Gomes e ao complexo turístico Ponta Negra.
Obras e intervenções
Antes restrita a duas faixas, a via agora conta com três, aumentando a capacidade de tráfego. De acordo com a administração municipal, o corredor atende mais de 4,5 mil veículos por hora. A execução também contemplou serviços no sistema de drenagem para reforçar o escoamento das águas.
Impacto no trânsito e usuários
Com a nova configuração, motoristas, motociclistas, turistas e trabalhadores que utilizam a rota têm encontrado deslocamentos mais previsíveis. Segundo o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, “hoje, com o comprometimento e o olhar sensível da gestão do prefeito David Almeida, o que antes era sinônimo de lentidão se tornou símbolo de avanço. A avenida do turismo não é uma importante via de acesso a um cartão-postal da cidade, mas agora também um exemplo de como intervenções bem planejadas transformam a mobilidade e melhoram a experiência de quem vive e circula por Manaus. Essa é a nossa meta e seguiremos firmes”.
O operador de empilhadeira Carlos Soares, de 36 anos, disse que a mudança já é percebida no dia a dia. “Melhorou bastante o fluxo com o alargamento da avenida. Aqui era muito estreito e não dava para andar normal, mas agora melhorou o fluxo de carro e para a gente que também anda de moto, o retorno ajuda muito mesmo. Só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus por essa obra essencial”, afirmou o condutor.
infraestrutura complementar
Além da ampliação das faixas, o recapeamento e os meios-fios e sarjetas fazem parte do conjunto de serviços que reforçam o sistema viário. A ampliação das caixas coletoras e a limpeza da tubulação foram realizadas para reduzir riscos de acúmulo de água e contribuir para a durabilidade da via.
Texto – Rayana Coutinho/Seminf
Fotos – Márcio Melo/Seminf
Assuntos nesse artigo:
#avenidadoturismo, #Manaus, #zonaoeste, #terceirafaixa, #recapeamento, #meiofio, #sarjeta, #caixascoletoras, #drenagem, #aeroportointernacionaleduardogomes, #pontanegra, #Seminf, #prefeiturademanaus, #renatojunior, #carlosoares, #mobilidade, #transito, #obrasviarias, #infraestrutura, #turismo

