Edição especial do Feirão do Pescado da ADS reuniu piscicultores e produtores rurais em dois pontos de Manaus.
A edição especial do Feirão do Pescado, promovida pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), comercializou mais de 11 toneladas de peixe e movimentou aproximadamente R$ 350 mil na economia local durante dois dias, sexta-feira e sábado (28 e 29/11). O evento reuniu cerca de 24 piscicultores de Manaus e da Região Metropolitana e ocorreu no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte, e no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona sul.
Comercialização e estrutura
Nos dois dias de ação, a ADS disponibilizou estrutura para venda de pescado, além de hortifrúti e café regional. De acordo com a diretora-presidente Michelle Bessa, a iniciativa integra um plano de ação do Governo do Amazonas para oferecer espaço de comercialização a trabalhadores do setor primário diretamente para a população. “A iniciativa da ADS faz parte de um plano de ação do Governo do Amazonas para oferecer espaço de comercialização a esses trabalhadores do setor primário diretamente para a população”, declarou Michelle Bessa.
Os locais de venda reuniram consumidores que puderam escolher entre diferentes cortes e espécies, bem como produtos agrícolas da região. A ação teve como objetivo apoiar piscicultores e produtores rurais, ao mesmo tempo em que ofereceu opções de compra com preços diretos do produtor.
Depoimentos de consumidores e produtores
O consumidor Afonso de Souza afirmou que os preços praticados no feirão foram favoráveis. “Os valores que encontrei aqui foram ótimos. Em outros locais eu compro peixe com valor lá em cima, aqui no Feirão eu encontrei o pescado de qualidade e bem mais barato, ainda ganhei um desconto”, relatou.
A professora Claúdia Torres destacou a praticidade de comprar peixe e hortaliças no mesmo espaço: “Eu achei tudo maravilhoso. Estou levando três tambaquis fresquinhos tudo de qualidade. Já comprei minhas verduras também, eu amei”.
A piscicultora Dersuíta Rodrigues, do município de Rio Preto da Eva, participou pela segunda vez e avaliou positivamente a oportunidade de comercialização. “Foi excelente. A gente produziu e tivemos local para comercializar. Agradeço à ADS pela iniciativa. Foi muito bom!”, disse a produtora.
A ação, realizada em dois pontos de Manaus, teve como foco aproximar produtores e consumidores, oferecer preço direto e fortalecer a circulação de renda no setor primário da região.
Assuntos nesse artigo:
#feiraodopescado, #ads, #agenciadesenvolvimentosustentavel, #Manaus, #regiaometropolitana, #piscicultores, #pescado, #hortifruti, #economialocal, #tambaqui, #centrodeconvivencia, #centroculturalpovosdaamazonia, #michellebessa, #vendas, #comercializacao, #produtoresrurais, #consumidor, #riopretodaeva, #11toneladas, #350mil


