SSP-AM realizou ação em estabelecimentos que atuam como sucatarias para apurar comércio irregular de materiais, entre eles fios de cobre.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta quinta-feira (27/11), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) em estabelecimentos que atuam com sucatarias no Centro e na zona sul de Manaus. A operação teve como objetivo apurar suspeitas de comércio irregular de materiais, como fios de cobre, e orientar proprietários sobre a ilegalidade dessa atividade.
Verificação de equipamentos e balanças
O diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Itamar Souto, explicou que, durante a atividade, foram verificados equipamentos como balanças de grande capacidade usadas na comercialização. Segundo o diretor técnico do Ipem-AM, a checagem visa coibir a venda de produtos irregulares e manter relações de consumo equilibradas.
“O intuito do Governo do Estado é justamente coibir a comercialização de produtos irregulares, roubados, seja em estabelecimentos de pequeno porte, seja em estabelecimentos de grande porte. O Ipem até agora verificou cinco balanças comerciais; todas elas estavam devidamente aprovadas e, em nenhuma balança, a gente encontrou irregularidade”, disse Itamar Souto.
Dos 16 estabelecimentos fiscalizados, três apresentaram irregularidades na parte elétrica. Os locais tiveram o fornecimento de energia suspenso pela Amazonas Energia.
Atuação policial e patrulhamento
Representando a polícia Militar do Amazonas (PMAM), o capitão Claudomiro Souto Moraes afirmou que a presença policial tem dois objetivos: garantir a segurança dos órgãos participantes e realizar patrulhamento contínuo na área para prevenir e combater crimes.
“A principal missão da polícia Militar é resguardar a segurança, primeiramente, dos servidores que estão atuando nessa missão. E a segunda missão, caso a gente constate algum crime, algum delito, alguma infração, a gente vai fazer as devidas atuações dentro da função da polícia Militar”, enfatizou o oficial.
Efetivo
Participaram da operação servidores da SSP-AM, polícia Militar do Amazonas (PMAM), polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).
Também integraram a ação o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Procon Manaus, Guarda Municipal, Águas de Manaus e Amazonas Energia.
Assuntos nesse artigo:
#sucatarias, #fiosdecobre, #SSP-am, #ipem-am, #amazonas, #Manaus, #amazonasenergia, #pmam, #policiamilitar, #pc-am, #policiacivil, #cbmam, #seai, #seaop, #IMMU, #Implurb, #semmas, #proconmanaus, #guardamunicipal, #aguasdemanaus


