Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão debate ações de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate ações de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes
Nacional

Comissão debate ações de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes

1 mês atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

24/11/2025 – 11:35  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Flávia Morais: cerca de 50 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos no País

A Comissão de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (25), audiência pública para discutir o Programa de Identificação do Brasil e iniciativas de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. O debate será realizado às 16 horas, em plenário a ser definido.

O debate atende a pedido da deputada Flávia Morais (PDT-GO). Segundo a parlamentar, o objetivo é discutir políticas de identificação e proteção da infância e adolescência em um cenário em que cerca de 50 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos no País.

Flávia Morais afirma que a falta de políticas públicas consistentes agrava o problema e expõe menores a riscos como tráfico de pessoas, adoções irregulares, violência intrafamiliar, exploração sexual, trabalho forçado e outras violações graves de direitos humanos.

“Assim, o objetivo do debate é engajar toda a sociedade na busca de soluções que afetam todas essas crianças e adolescentes. Com o apoio e a participação de todos contra os abusos e os descasos que afetam vítimas e familiares, uma nova realidade poderá surgir, sobretudo com uma ampla divulgação do NOVO sistema de identificação nacional do País”, afirma.

Identidade
A deputada destaca ainda a importância da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento padronizado em todo o Brasil, que utiliza o CPF como número único e incorpora recursos de segurança como biometria e QR code. Ela também aponta a relevância da identificação neonatal, que associa dados biométricos de mãe e bebê para prevenir raptos e garantir segurança desde o nascimento.

A experiência do Estado de Goiás, que implantou o Projeto Identificação Neonatal Goiás em unidades hospitalares, também será apresentada no debate. A iniciativa vincula a biometria do recém-nascido à da mãe logo após o parto, reduzindo riscos de trocas e sequestros.

Da Redação – RS

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate competências federativas na segurança pública sob a ótica dos estados
Próximo artigo SSP-AM aplica exame metalográfico para restaurar números de série de armas apreendidas e integrar dados aos sistemas de segurança

Mais notícias desta categoria

Comissão de Segurança aprova critérios mais rígidos para redução de pena por tráfico

2 horas atrás

Comissão de Segurança aprova critérios mais rígidos para redução de pena por tráfico

2 horas atrás

Comissão aprova regra para cooperativas de crédito oferecerem prêmios financeiros em promoções

2 horas atrás

Comissão aprova prazo para redirecionamento de execução trabalhista a ex-sócio

4 horas atrás

Projeto reserva vagas para bombeiro civil e brigadista nas contratações em situação de calamidade pública

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga Ministério Público a considerar provas que interessem à acusação e à defesa

6 horas atrás

Lei cria licença ambiental especial para acelerar obras estratégicas

18 horas atrás

Comissão aprova demissão por justa causa em caso de violência contra mulher

18 horas atrás

Comissão aprova política de prevenção a síndrome associada à hipertensão na gravidez

19 horas atrás

Comissão aprova aumento de penas contra roubo e receptação de cargas

20 horas atrás

Comissão aprova regras especiais para aulas durante calamidades sanitárias ou climáticas

21 horas atrás

Comissão aprova aumento de pena para violência contra a mulher em área rural

21 horas atrás
Comissão aprova mudanças em regra sobre porte de arma e uso de álcool ou drogas
Comissão aprova prioridade para mães solo em vagas remanescentes do Sine
Comissão aprova obrigação de agressor pagar tratamento psicológico de vítimas de violência doméstica
Câmara dos Deputados contrata Cebraspe como banca examinadora do próximo concurso
Comissão aprova reserva de vagas para bombeiros civis e brigadistas durante calamidades públicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?