Um dos objetivos é apresentar exemplos de trabalhos exitosos de desenvolvimento sustentável no Estado

Foto: Divulgação/Idam
Na quinta-feira (20/11), representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Empresa de assistência técnica e extensão rural do Estado do Pará (Emater Pará) e do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), se reuniram para a apresentação do painel “O Papel da assistência técnica e extensão rural (Ater) Pública na Política de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), na COP30, em Belém-PA.
O Idam é representado por uma comitiva de extensionistas que atuaram em projetos de recuperação de áreas degradadas e pagamentos por serviços ambientais. Entre os representantes está a diretora de assistência técnica e extensão rural (DITER), Nadiele Pacheco, que destaca a importância de divulgar os trabalhos realizados pelo instituto.
“Durante o painel divulgamos e apresentamos as experiências exitosas que os trabalhos de Ater do Amazonas, conduzidos pelo Idam, tiveram no que diz respeito à recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento sustentável”, delineou.
Pacheco ressaltou, ainda, que a comitiva do Idam se fez presente também para a apresentação do “Diagnóstico para o fortalecimento de assistência técnica e extensão rural com enfoque de atuação para soberania e segurança alimentar nos nove estados da Amazônia brasileira”, realizado pelo consórcio composto de entidades de Ater pública da Amazônia Legal.


O projeto tem como proposta aprimorar os serviços públicos governamentais de Ater na Amazônia Legal, por meio de propostas voltadas à capacitação de técnicos, inovação tecnológica e execução de políticas públicas. A implementação dessas propostas visa reduzir desigualdades, fortalecer a agricultura familiar e assegurar a preservação ambiental.
“A participação do Idam se estende até esta sexta-feira (21/11) e inclui também diálogos e networkings com instituições e empresas, atentando para a possibilidade de captação de recursos para o fortalecimento da Ater pública no estado”, concluiu a diretora.


