Semed participou, em 19/11, do Ciclo de Palestras da Semana da justiça Restaurativa 2025 no MP-AM para promover a cultura de paz nas escolas.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), participou nesta quarta-feira, 19/11, do “Ciclo de Palestras da Semana da justiça Restaurativa 2025, realizado no auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste da capital. O evento teve como tema “justiça Restaurativa – Valorização da Dignidade Humana”.
Parceria e projeto escola em Paz
A participação da Semed integrou a parceria com o MP-AM no projeto escola em Paz, voltado à promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O evento ocorreu durante a programação da Semana da justiça Restaurativa, realizada entre os dias 17 e 19/11 e promovida internacionalmente na terceira semana do mês, com o objetivo de incentivar práticas restaurativas como alternativa para prevenção e solução de conflitos.
Segundo o subsecretário de Gestão Educacional, Arone Bentes, a colaboração é fundamental para o fortalecimento da REDE municipal de ensino, que atende quase 250 mil estudantes. “A visão da gestão muda porque a comunidade acadêmica percebe que estamos juntos em prol de uma educação que forme o estudante para ser um cidadão participativo. Quando a escola entende que todos estão empenhados, há maior correspondência por parte dos alunos”, destacou Arone.
Avanços e capacitação
A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Anabel Vitória Mendonça, afirmou que a parceria com a Semed tem sido produtiva e reforça o caráter resolutivo do Ministério Público. Segundo ela, o projeto escola em Paz tem apresentado avanços significativos, especialmente em um contexto nacional de forte polarização social. “O projeto escola em Paz tem avançado muito e fortalecido a cultura da paz em um momento de grande polarização. Hoje buscamos soluções mais céleres e acessíveis para os conflitos, e por isso é fundamental capacitar a sociedade e os operadores do Direito para caminhos mais efetivos de resolução”, explicou Anabel.
A procuradora-geral de justiça do MP-AM, Leda Mara Nascimento Albuquerque, ressaltou que o Brasil possui altos índices de judicialização, o que impacta a forma de resolução de conflitos. Para Leda Mara, ciclos de palestras como este são essenciais para fortalecer o diálogo institucional entre Judiciário, Ministério Público e a população. “Nós, enquanto operadores do Direito, precisamos pensar nas soluções. O que estamos fazendo aqui é justamente buscar capacitação e aprimoramento dessas novas relações entre o Judiciário, o Ministério Público e a sociedade”, concluiu.
Práticas na escola
A gestora da escola municipal Amine Daou Lindoso, Daniela Ribeiro, destacou que a unidade aplica práticas de gestão restaurativa com foco no diálogo, na prevenção de conflitos e na construção de relações saudáveis. “Na nossa escola, utilizo o diálogo e o respeito para alinhar expectativas e organizar o trabalho. Isso melhora a comunicação e permite que pequenas tensões sejam solucionadas antes de se tornarem grandes crises. O objetivo é criar uma cultura que valorize a convivência, o cuidado, a confiança e o respeito, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo”, afirmou Daniela.
Texto – Alexandre Abreu/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCBgDy
Assuntos nesse artigo:
#justicarestorativa, #Semed, #escolaempaz, #mpam, #ministeriopublicodoamazonas, #Manaus, #avenidacoronelteixeira, #zonaoeste, #ciclodepalestras, #semanadajusticarestorativa, #culturadepaz, #gestaoeducacional, #aronebentes, #anabelvitoriamendonca, #ledamaranascimentoalbuquerque, #danielaribeiro, #aminedaoulindoso, #escolasmunicipais, #prevencaodeconflitos, #250milestudantes
