Durante o mês de outubro, a autarquia atuou na regularização de 1.794 agricultores familiares e produtores rurais em todo estado

Foto: Renan Pinheiro/Idam
O Amazonas registrou 1.794 Cartões do Produtor Primário (CPP) emitidos e renovados no mês de outubro. Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (12/11), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O montante excede em 48,3% a quantia emitida e renovada no mês de setembro.
A diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, frisa que a regularização dos documentos rurais é uma atividade essencial para alavancar o setor primário amazonense.
“Por meio da regularização, o Estado dá mais oportunidades para as famílias no campo, pois com os documentos em dia, os agricultores familiares, público-alvo das nossas atividades, podem ter acesso a políticas públicas como, por exemplo, o Programa de Regionalização da merenda escolar (Preme), que está com edital aberto”, frisou a diretora-presidente do Idam.
E acrescentou que o Idam oferece, de forma gratuita, assistência para a aquisição de crédito rural e acesso a chamadas públicas. “Mas, antes de tudo, asseguramos que o produtor está com a documentação em dia”, destacou a gestora.
Desde o início deste ano, o Idam já atuou na emissão e renovação de 6.891 CPPs. Destacou-se neste mês o avanço considerável na emissão e renovação do documento em comparação ao mês de setembro, quando alcançou a marca de 1.209 cartões.
Municípios
Em outubro, os maiores números na emissão e renovação do CPP foram registrados nos municípios de Manacapuru, com 202 documentos; Coari, com 144; São Gabriel da Cachoeira, com 105; e Lábrea, com 94 documentos emitidos e renovados.

