Programação reúne oficinas, exposições e debates em dois espaços do centro histórico de Manaus


Os espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, recebem o evento “Amazonas artes Visuais 2025 – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia”, na quinta e sexta-feira (13 e 14/11), com uma programação gratuita dedicada à reflexão, formação e difusão das artes visuais no estado.
A iniciativa é coordenada pelo Centro de artes Visuais Galeria do Largo e acontece em dois diferentes espaços do centro histórico de Manaus: Galeria do Largo e Centro Cultural Palácio da justiça.
O evento reúne mostra, oficinas e seminário, com o objetivo de fortalecer a troca de experiências entre artistas, curadores, produtores, estudantes, galeristas e o público em geral, promovendo um espaço de diálogo sobre os caminhos da arte contemporânea amazônica e suas relações com o território e a memória.
Como parte da programação formativa, duas oficinas práticas serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h às 12h, na Galeria do Largo, com foco em técnicas e processos criativos das artes visuais contemporâneas.
No período da tarde, o Seminário de artes Visuais – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia acontece no auditório do Palácio da justiça, das 14h às 18h, com a participação de cinco palestrantes e apresentação de oito comunicações e projetos.
O seminário é uma parceria do Centro de artes Visuais – Galeria do Largo com o Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro, reafirmando o papel da formação artística como pilar da economia criativa.
O “Amazonas artes Visuais 2025 – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia” é uma realização do Centro de artes Visuais Galeria do Largo e da Secretaria de Cultura e economia criativa, com apoio do Palacete Provincial, Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro e do Núcleo de Audiovisual.
Mostra aberta até fevereiro de 2026
A Mostra de artes “Galeria do Largo 20 anos”, aberta no dia 8 de novembro, segue até fevereiro de 2026 e conta com quatro exposições: uma coletiva — “Ilhática Amazônica: sobre arte amazonense”, com 54 artistas — e três individuais, além de duas manifestações artísticas que envolvem performances e objetos instalativos.


