Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Campanha ‘Novembro Azul’ em Manaus orienta sobre câncer de próstata e cuidado integral com a saúde do homem
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Campanha ‘Novembro Azul’ em Manaus orienta sobre câncer de próstata e cuidado integral com a saúde do homem
Manaus

Campanha ‘Novembro Azul’ em Manaus orienta sobre câncer de próstata e cuidado integral com a saúde do homem

3 horas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Como parte da programação da campanha “Novembro Azul”, promovida pela Prefeitura de Manaus, a unidade de saúde da Família (USF) Dr. Waldir Bugalho, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, promoveu, nesta terça-feira, 11/11, a intensificação das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde direcionada para a população masculina.

A programação contou com palestra sobre o câncer de próstata e outras doenças prevalentes no público masculino, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. A USF ainda disponibilizou aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal, e consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.

A diretora do Distrito de saúde (Disa) Leste, enfermeira Rosângela Castro, explicou que as unidades de saúde da REDE municipal estão intensificando, em novembro, o acolhimento e a sensibilização da população masculina sobre a importância de procurar atendimento nos serviços de saúde de forma rotineira.

“Os homens não vão muito ao médico ou a uma unidade de saúde para as ações de prevenção de doenças. O ‘Novembro Azul’ é um momento em que os profissionais de saúde buscam intensificar a sensibilização desse público, para que façam o acompanhamento em saúde de forma mais efetiva, tanto no aspecto físico como no mental”, informou Rosângela Castro.

O médico Leonardo Miguel Martinez, que atende na USF Dr. Waldir Bugalho, foi um dos palestrantes durante a ação de saúde e orientou sobre a prevenção de agravos mais prevalentes no público masculino e também abordou o câncer de próstata, os sintomas mais frequentes, os fatores de risco para a doença e sobre quando é necessário procurar atendimento médico para obter um diagnóstico.

De acordo com o médico, uma das principais dificuldades no diagnóstico é o fato do câncer de próstata, em muitos casos, não apresentar sintomas no início.

“Quando a doença provoca sintomas, normalmente são sintomas muito inespecíficos, que os homens costumam negligenciar inicialmente, até que percebem que é algo mais sério”, apontou o médico.

Quando apresenta sintomas, os mais comuns são a dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição no jato de urina e a necessidade da pessoa de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Em caso de sintomas, informou Leonardo Martinez, deve ser feita uma investigação e, quando necessário, encaminhar para realização de exames de diagnóstico do câncer de próstata. No caso de pacientes assintomáticos, a orientação do Ministério da saúde é a avaliação dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

“Um dos fatores de risco é a idade mais avançada do paciente, já que o câncer é mais frequente a partir dos 50 ou 60 anos. Também são fatores de risco o histórico familiar, em especial quando o pai ou avô, irmão ou filho do paciente tiveram o câncer de próstata, assim como a obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. São situações que devem ser avaliadas para a identificar a necessidade do encaminhamento aos exames”, afirmou Leonardo.

Programação

A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) vai manter a intensificação das ações do “Novembro Azul” até o final mês, estimulando o cuidado integral com a saúde, atendendo a população com atividades educativas que vão abordar também a saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gerenciamento de doenças crônicas (diabetes e hipertensão), prevenção de violências e acidentes, e promoção de hábitos saudáveis.

Para o assistente de administração William Souza da Silva, de 25 anos, que participou das atividades educativas na USF Waldir Bugalho, a campanha é uma oportunidade essencial para incentivar o público masculino a procurar os serviços de saúde.

“Esse é um público que dificilmente procura atendimento médico. Na correria do dia, muitos homens deixam a saúde em segundo plano, quando não deveria ser assim. A prevenção de doenças e o cuidado com a saúde levam à maior longevidade e mais qualidade de vida”, afirmou William Silva.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Gabriela Alves/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputados destacam sustentabilidade e legislação ambiental no segundo dia da COP30
Próximo artigo Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Bioeconomia e Política de Transição Energética durante a COP30

Mais notícias desta categoria

Sine Manaus oferta 498 vagas de emprego nesta quarta-feira

1 hora atrás

Nova linha de ônibus para atender a comunidade Valparaíso

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva emissão gratuita do ‘PassaFácil’ às comunidades e alcança 11 mil passageiros

2 horas atrás

Prefeitura registra cinco ocorrências durante as chuvas desta terça-feira

4 horas atrás

Atendimento na USF Vila da Prata está suspenso nesta terça-feira

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa interrupção temporária dos atendimentos da USF O-10

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito sobre ChatGPT para aumentar vendas e produtividade

7 horas atrás

David Almeida reafirma liderança de Manaus durante COP30

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia prova do Sadeam

24 horas atrás

Prefeitura alerta para possibilidade de chuvas intensas

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda

1 dia atrás

Avenida Nathan Xavier recebe serviços de limpeza

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus realiza final de basquete nos Jogos dos Servidores da Semed
Trecho de viaduto da Torquato Tapajós será interditado para simulação de emergência na rede de gás natural
Prefeitura de Manaus realiza oitava operação de transbordo
Prefeitura promove ação lúdica de educação de trânsito
Unidades móveis de saúde atendem em novos locais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?