Gestoras e profissionais da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, participam do 1º Seminário de Odontologia em saúde Pública de Maués, que acontece nesta terça e quarta-feira, 11 e 12/11, no município, situado a 276 quilômetros da capital. O encontro, realizado no auditório do Senac – Unidade Maués, é voltado à troca de experiências, atualização profissional e fortalecimento da saúde bucal na localidade.
Quatro cirurgiãs-dentistas, servidoras da Semsa, vão participar como palestrantes convidadas do seminário, ao lado de representantes das esferas estadual e federal. São elas: a titular da Gerência de saúde Bucal (Gesab) da Semsa, Cláudia Carvalho; a técnica da Gesab, Kátia Felizardo; a diretora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Leste, Catarina Teixeira Silva; e a técnica do CEO Leste, Luana Santos.
Cláudia Carvalho assinala a oportunidade para troca de experiências no encontro em Maués, com a apresentação de iniciativas e projetos exitosos desenvolvidos na capital para gestores e profissionais do município, de modo a contribuir para a elevação dos indicadores de saúde bucal, instituídos pelo Ministério da saúde, na localidade.
“A intenção é levar essas experiências a todo o interior, iniciando por Maués, visto que temos mais equipes de saúde bucal e maior expertise no alcance de indicadores. Vamos ainda observar as ações conduzidas por lá, principalmente na área rural, que Podemos trazer para Manaus”, informa a gestora.
No encontro, Cláudia vai apresentar palestra com o tema “Gestão e estratégia na Atenção Primária à saúde”, pontuando as estratégias desenvolvidas na Semsa para melhoria na resolutividade da atenção à saúde bucal. “Essas estratégias nos permitiram aumentar o indicador de tratamentos concluídos de 28%, em 2022, para mais de 70% em 2024, percentual que mantivemos em 2025”, aponta.
Kátia Felizardo ressalta o objetivo do encontro de contribuir para a qualificação dos profissionais de saúde bucal no interior, fortalecendo a formação das equipes locais para lidar com os desafios únicos da região e para a melhoria direta da atenção à população.
“Mais do que um ato de compartilhamento de informações, esse é um investimento direto na saúde pública e no desenvolvimento humano da região, garantindo que as distâncias geográficas não sejam impeditivo para a excelência no cuidado odontológico”, aponta a técnica, que vai destacar no evento o tratamento restaurador atraumático (ART), um dos novos indicadores de saúde bucal do Ministério da saúde.
Temas
Após a abertura oficial do seminário, na noite da terça-feira, 11/11, a participação das profissionais da Semsa Manaus no evento em Maués se concentra na quarta-feira, 12/11. No período matutino, Catarina Teixeira Silva vai apresentar palestra sobre a “Urgência e Emergência Odontológica na Atenção Básica”, antecedendo a apresentação de Cláudia Carvalho.
A programação do dia segue à tarde com palestra de Kátia Felizardo, que vai discutir os “Fundamentos da mínima intervenção e tratamento restaurador atraumático”. Logo após é a vez de Luana Santos, com o tema “Endodontia, acesso pulpar e medicação”.
Além das representantes da Semsa, o Seminário de Odontologia em saúde Pública de Maués terá ainda como palestrantes convidados a gerente de Monitoramento e Avaliação do Interior da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), Nara Esquivel, e o assessor técnico da Coordenação-Geral de saúde Bucal do Ministério da saúde, Fábio Victor Silva.
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa


