Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Escolas municipais de Manaus encerram Saeb com a participação de mais de 34 mil estudantes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Escolas municipais de Manaus encerram Saeb com a participação de mais de 34 mil estudantes
Manaus

Escolas municipais de Manaus encerram Saeb com a participação de mais de 34 mil estudantes

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Encerrou-se, nesta sexta-feira, 31/10, a aplicação da avaliação do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb) 2025, nas escolas da Prefeitura de Manaus. Ao todo, participaram 34.690 estudantes, sendo 21.861 do 5º ano e 12.829 do 9º ano do ensino fundamental da Secretaria Municipal de educação (Semed).

A avaliação, iniciada no último dia 20, é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da educação (MEC), e serve para medir o Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb).

No total, participaram 378 unidades de ensino de todas as zonas geográficas da cidade. As avaliações para os alunos do 5º ano contaram com 44 questões, sendo 22 de língua portuguesa e 22 de matemática. Já do 9º ano, foram 52 perguntas, tendo 26 de matemática e 26 de português, além do questionário socioeconômico com 23 perguntas para ambas as modalidades de ensino.    

Confiante em bons resultados, em virtude do trabalho pedagógico realizado na preparação dos alunos, pela secretaria e das unidades de ensino, o chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Leandro Anjos Silva, afirmou que os resultados devem ser bem satisfatórios. 

“O Saeb na Semed foi aplicado em todas as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) para estudantes da zona rural, ribeirinha, rios Negro e Amazonas, todos os nossos estudantes participaram, mais de 34 mil estudantes realizaram a avaliação de língua portuguesa e matemática e preencheram o questionário socioeconômico. A expectativa é de uma participação acima de 90% dos estudantes presentes. Acreditamos no maior resultado em desempenho da história secretaria”, concluiu. 

Além de tudo, alunos do 5º e 9º anos de algumas escolas municipais da REDE também participaram de um teste, mas de forma amostral de questões de ciências da natureza e humana, mas sem efeito de divulgação, bem como alunos do 2º ano do ensino fundamental.   

Na última prova do Saeb, em 2023, a Semed contou com a participação de 33 mil alunos, entre o 5º e 9º ano. Manaus ocupa, atualmente, o 5º lugar no Brasil nos anos finais (9º) e 6º lugar nos anos iniciais (5º) 

— — —

Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed 

Foto – Eliton Santos/ Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCwBNX

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura encerra ‘Outubro Rosa’ e ‘Outubro Verde’
Próximo artigo Despoluição visual: a transformação das cidades

Mais notícias desta categoria

Prefeitura alerta para acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família nas unidades de saúde

52 minutos atrás

Manausprev realiza feirinha com produtos regionais e incentivo ao pequeno empreendedor

55 minutos atrás

Orientação sobre trânsito para alunos de escola da zona Norte

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação asfáltica na rua Macucauas e amplia serviços de infraestrutura na Cidade de Deus

22 horas atrás

Manaus inicia implantação de rede de drenagem profunda de 150 metros na rua 31 do Parque das Tribos

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da rede de drenagem após desanelamento na rua Acácia do Nilo

22 horas atrás

Manaus intensifica drenagem urbana na comunidade Nossa Senhora de Fátima para prevenir alagamentos

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus prorroga divulgação do resultado do Prêmios Literários Cidade de Manaus para 26/2

1 dia atrás

Paic Esap/Semsa abre seleção para cinco bolsas de iniciação científica em Manaus com prazo até 11/3

1 dia atrás

Programa Vitalidade da Manausprev inicia aulas e oficinas para aposentados municipais a partir de 23/2

1 dia atrás

Unidades móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus seguem cronograma e locais definidos

1 dia atrás

Chuvas em Manaus geram quatro chamados à Defesa Civil e apontam riscos de desabamento e erosão

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus realiza transbordo de resíduos no rio Negro e retira 350 toneladas durante operação
Bailinho de Carnaval no Parque Cidade da Criança reúne cerca de 800 crianças e responsáveis em Manaus
Sine Manaus oferta 367 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda‑feira
Fiscalização no trânsito de Manaus durante operação Trânsito Seguro resulta em 74 autuações e remoção de veículos
Pavimentação asfáltica beneficia moradores da rua Angelina Coimbra e melhora mobilidade na comunidade Coliseu
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?