Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas
Governo do Amazonas

Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas

2 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

As apresentações acontecem nos dias 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, com o elenco do Ateliê 23, Corpo de dança do Amazonas e Orquestra de Câmara do Amazonas

FOTOS: Eduardo Klinsmann/Divulgação

A verdadeira história da Belle Époque amazonense contada em “Cabaré Chinelo”, premiado projeto do Ateliê 23 que é sucesso de crítica e de público pelo Brasil, agora estreia como espetáculo de dança, numa parceria inédita com o Corpo de dança do Amazonas (CDA) e a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), com direção de Taciano Soares e Eric Lima. As apresentações acontecem nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, no Teatro Amazonas, no centro histórico de Manaus.

A obra tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 50, no site shopingressos.com.br e no perfil da companhia de teatro no Instagram (@atelie23). A classificação é de 16 anos.

“O trabalho está fantástico, o espetáculo tem uma camada, uma leitura que não necessariamente a gente via na obra de teatro. São outras formas de contar e, com isso, a gente vê outras possibilidades do ‘Cabaré’ existir, essa é a coisa mais incrível, a possibilidade da gente reconstruir”, afirma Taciano Soares, que divide a direção do espetáculo e do Ateliê 23 com Eric Lima.

“O palco é imenso, é capaz de a gente construir de diversas formas a mesma história e a prova disso é o que vai acontecer nesses três dias. Os bailarinos e as bailarinas inteiramente dedicados, disponíveis, atentos na escuta, é um trabalho que o resultado se tornou colaborativo. Eu tenho certeza que vai ser muito surpreendente para quem assistiu o espetáculo de teatro”, enfatiza o diretor.

Taciano Soares destaca que a parceria do Ateliê 23 com o Corpo de dança do Amazonas e a Orquestra de Câmara, através da linguagem dança-teatro, o carro-chefe da criação, tem sido uma experiência desafiadora.

FOTOS: Eduardo Klinsmann/Divulgação

“É um grande momento para o Ateliê 23 ter agora essa obra em parceria com o CDA e a OCA, que nos deixa uma sensação maravilhosa de realização. A gente está muito feliz”, avalia o diretor.

Parceria

Esta é a terceira vez que a Orquestra de Câmara do Amazonas, com direção artística e regência do maestro Marcelo de Jesus, divide o palco do Teatro Amazonas com o elenco do Ateliê 23, para apresentar novos formatos do Cabaré Chinelo.

“A primeira foi uma versão teatral com música, em que fiz arranjos para a OCA a partir das composições de Eric Lima e, depois, apresentamos ‘O Cabaré’, o musical abriu a série ‘Encontro das Águas’, que promove o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. Quem sai de casa para ir ao teatro merece ser tocado, provocado, transformado, é isso que este NOVO ‘Cabaré’ propõe, novas sensações e novas formas de sentir”, explica o maestro Marcelo de Jesus.

“Agora, com o Corpo de dança do Amazonas, o espetáculo ganha uma nova forma, essa é a beleza do ‘Cabaré’, ele se transforma a cada versão. Nesta, seguimos por um caminho mais experimental e improvisativo, a OCA será representada por cinco músicos, dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, e eu estarei à frente deles não como maestro, mas como mais um músico, tocando e improvisando ao teclado, criando camadas e timbres que expandem o ambiente sonoro do espetáculo”, completa o regente.

Cabaré Chinelo

FOTOS: Eduardo Klinsmann/Divulgação

O espetáculo de teatro “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23, estreou em novembro de 2022, com a proposta de imersão no período entre 1900 e 1920, nas dependências do hotel Cassina – onde atualmente fica o Casarão da Inovação Cassina – para mostrar a exploração e a violência vivida por mulheres obrigadas a se prostituir na época da borracha no Amazonas.

Durante três anos em temporada, a obra foi indicada ao 34° Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que Vem da Gente” e conquistou o 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de artes no Teatro do Brasil, em duas categorias, entre elas “Melhor Companhia”. A peça foi indicada ainda como “Melhor Elenco” nesta edição.

No 17º Festival de Teatro da Amazônia, o “Cabaré Chinelo” levou os prêmios de “Melhor Espetáculo” e “Direção”. A peça foi indicada nas categorias “Melhor Atriz”, “Melhor Ator” e “trilha Sonora”.

Com tradição de ingressos esgotados em todas as sessões, o espetáculo é sucesso nos streamings de áudio. Quatro faixas entraram na playlist viral Manaus: “La Muerte”, “Somos o Cabaré”, “Gaita de Gaivota” e “Lobas”. A música “Eu Sou a Maior”, da personagem Balbina, entrou em mais de mil playlysts enquanto “Somos o Cabaré” e “Grito de Conceição” também ganharam destaque na plataforma.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara aprova projeto que garante mamografia no SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Próximo artigo Projeto define critérios para juiz converter prisão flagrante em preventiva

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus

35 minutos atrás

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

2 horas atrás

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

2 horas atrás

‘Jazz Natalino’: Clássicos ganham releitura em espetáculo jazzístico no palco do Teatro Amazonas

2 horas atrás

Exposição no Largo de São Sebastião mostra artesanato indígena de Manaus até 6 de janeiro de 2026

2 horas atrás

Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus

2 horas atrás

Governo do Amazonas abre matrículas para colônia de férias do Pelci na Vila Olímpica com vagas para crianças de 5 a 17 anos

4 horas atrás

Olimpíada virtual de História e Geografia com Wordwall aumenta interesse e interação entre alunos do Amazonas

4 horas atrás

Idam registra 8.136 Cartões do Produtor Primário no Amazonas e 1.245 em novembro

4 horas atrás

ADS realiza últimas feiras de produtos regionais de 2025 em Manaus antes do recesso

4 horas atrás

Agendamento presencial abre para castração gratuita de cães e gatos com 120 vagas no Colônia Terra Nova, Manaus

4 horas atrás

Cigás lança nova marca com design moderno e mantém valores essenciais ao completar 15 anos

7 horas atrás
Socioeducando do Centro Dagmar Feitoza conclui o Ensino Médio em formatura ensino medio sejusc realizada em Manaus
Polícia Militar do Amazonas lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma feminina da corporação
FVS-RCP atualiza informe com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas até 13 de dezembro de 2025
Oficinas de Teatro do Oprimido reúnem crianças e adolescentes em espetáculo Um Sonho de Natal em Manaus
Sedecti decide elaborar Nota Técnica para educação escolar indígena no Amazonas e fortalecer políticas públicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?