Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Milhares de candidatos dão início ao sonho de ingressar na UEA por meio do Vestibular 2025, acesso 2026
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Milhares de candidatos dão início ao sonho de ingressar na UEA por meio do Vestibular 2025, acesso 2026
Governo do Amazonas

Milhares de candidatos dão início ao sonho de ingressar na UEA por meio do Vestibular 2025, acesso 2026

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ao todo, 35.506 inscritos participam do processo seletivo, que oferece 1.559 vagas

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA

Com expectativa e emoção, milhares de candidatos deram início, nesta segunda-feira (27/10), à jornada em busca de uma vaga no ensino superior público e de qualidade. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza as provas do Vestibular 2025, acesso 2026, em 136 locais distribuídos entre Manaus e os 61 municípios do interior.

Ao todo, 35.506 inscritos participam do processo seletivo, que oferta 1.559 vagas, sendo 818 destinadas à capital e 741 ao interior. Nesta segunda-feira, candidatos participam das provas de Conhecimentos Gerais. Já na terça-feira (28/10), será a vez das avaliações de Conhecimentos Específicos e Redação, etapa que encerra o processo e aproxima os participantes da conquista do sonho de ingressar na universidade.

A estrutura da aplicação do Vestibular reflete a presença e o compromisso da UEA em todo o estado. As provas acontecem em 48 escolas de Manaus e em 88 escolas dos 61 municípios do interior. A logística mobiliza servidores, coordenadores e aplicadores para garantir que o exame ocorra, com tranquilidade e segurança, em todas as regiões.

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA

O reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, afirmou que o Vestibular é um momento de esperança para todo o Amazonas, quando o esforço individual de cada estudante se une ao compromisso coletivo da universidade de transformar vidas por meio do conhecimento. “Nos 62 municípios nós estamos espalhados em diversas escolas. São, aproximadamente, 140 escolas na capital e locais de provas, também, no interior, o que mostra que a Universidade do Estado do Amazonas tem um compromisso social de acesso à população carente, à população tradicional, à população indígena, para que nós, de fato, sejamos uma universidade inclusiva”, disse.

De acordo com o diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Jonas Oliveira, a aplicação das provas representa o compromisso da UEA em assegurar um processo seletivo transparente, inclusivo e bem estruturado, capaz de alcançar candidatos em todas as regiões do Amazonas. “É importante lembrar que essa é uma prova aplicada em todo o Amazonas, e isso faz parte da missão da universidade. Essa descentralização iguala as oportunidades e, ao mesmo tempo, exige uma logística muito complexa. Para chegarmos aos 62 municípios, usamos transporte aéreo, terrestre e fluvial, muitas vezes combinando todos. São mais de 2 mil colaboradores atuando para que tudo ocorra com tranquilidade. É um trabalho desafiador e minucioso, mas muito recompensante”, comentou.

Expectativas

As expectativas para ingressar na UEA são grandes. Finalista do ensino médio, Maria Eduarda Portugal se prepara para prestar o Vestibular em busca de uma vaga no curso de Medicina. “Espero que consiga tirar uma boa nota. Coloquei no site para fazer Medicina. Estudei muito, me dediquei ao máximo e espero ter um bom resultado”, comentou a estudante.

Para a estudante, um fator importante na sua preparação para as provas do Vestibular e SIS foi o Pré-Vest da UEA, curso on-line e gratuito, direcionado a pessoas que não têm condições de frequentar cursos preparatórios particulares. “Acho que é um dos recursos que eles mais acertaram de proporcionar aos vestibulandos, porque muitas pessoas não têm acesso a esse recurso que, muitas vezes, eles têm que pagar. Achei muito interessante porque eles conseguem disponibilizar isso para qualquer pessoa”, acrescentou Maria Eduarda.

O apoio da família faz toda a diferença nessa etapa importante da vida do vestibulando. Arley Portugal, pai de Maria Eduarda, acompanha a filha em todas as provas. “Minha expectativa é grande e que ela possa alcançar os seus objetivos. Sempre estou ao lado dela dando apoio. Desde quando estava no primeiro ano, eu a levo para fazer as provas, aqui, na cidade”, contou.

Fotos: Gustavo Rodrigues/UEA

O resultado do Vestibular será divulgado no dia 5 de dezembro, junto ao edital de matrícula. A universidade reforça que os candidatos devem acompanhar as publicações oficiais no site www.uea.edu.br para informações e orientações complementares.

Abstenção

Durante a realização do primeiro dia das provas do Vestibular, a UEA registrou 11.299 abstenções, o que representa 31,82% do total de candidatos inscritos no certame.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que prevê laudo técnico obrigatório para prédios
Próximo artigo Governo do Amazonas inicia novo modelo de atendimento Fast Track no HPS Platão Araújo

Mais notícias desta categoria

Caic TEA Dr. Afrânio Soares inicia atendimentos em Manaus com foco no Transtorno do Espectro Autista

11 horas atrás

Governo do Amazonas e BID lançam projeto piloto de saneamento rural em Presidente Figueiredo com obras previstas

11 horas atrás

Projeto SIRWASH implanta saneamento rural e abastecimento de água na comunidade Boa União do Rumo Certo em Presidente Figueiredo

11 horas atrás

Governo do Amazonas e BID iniciam projeto piloto de saneamento rural sustentável na Amazônia em Presidente Figueiredo

11 horas atrás

Sepet oferta castração e vacinação gratuitas para cães e gatos em Manaus no dia 28 de março; agendamento em 27 de março

13 horas atrás

ADS e Preme recebem 393 toneladas de produtos regionais para merenda escolar e distribuem mais de 275 toneladas às escolas estaduais

15 horas atrás

Cepcolu completa um ano e atendeu 6.932 pessoas no Amazonas no combate ao câncer do colo do útero

15 horas atrás

Ouvidoria pública é tema de encontro da CGE-AM em Manaus e apresenta avanços na rede estadual

15 horas atrás

Vacinação contra a raiva dos herbívoros passa a ser obrigatória em Lábrea e oito municípios do Amazonas

15 horas atrás

Amazonas Óleo, Gás & Energia 2026 reúne lideranças e atrai investimentos para expansão do gás natural no Amazonas

16 horas atrás

Polícia Civil divulga imagens e pede informações sobre dois desaparecidos em Manaus após relatos familiares

16 horas atrás

Titulação fundiária em Itapiranga entrega 100 títulos com CCIR e amplia acesso a crédito e registros

16 horas atrás
Idam emite 1.714 Cadastro Nacional da Agricultura Familiar nos dois primeiros meses de 2026 no Amazonas
Secretaria de Educação convoca 230 aprovados em convocação PSS para interior e áreas indígenas do Amazonas em 23 de março
Orquestra de Violões do Amazonas revisita repertório histórico e apresenta OVAM – #TBT 2025 no Palácio da Justiça
Vice-governador afirma que Amazonas se consolidou como fronteira de exploração no Amazonas Óleo, Gás & Energia durante abertura
Fapeam apresenta pesquisas, editais e projetos de energia no evento Amazonas Óleo Gás e Energia em Manaus até 25/03
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?