Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Produção de fertilizantes é tema de segurança nacional, dizem especialistas em audiência na Câmara
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Produção de fertilizantes é tema de segurança nacional, dizem especialistas em audiência na Câmara
Nacional

Produção de fertilizantes é tema de segurança nacional, dizem especialistas em audiência na Câmara

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

21/10/2025 – 15:09  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Comissão de Integração Nacional e desenvolvimento regional debateu o assunto

Retomar a produção de fertilizantes é questão de segurança nacional, afirmou Ticiana Alvares, diretora-técnica do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, durante audiência pública da Comissão de Integração Nacional e desenvolvimento regional da Câmara dos Deputados, realizada em 21 de outubro.

O debate discutiu o Plano Nacional de Fertilizantes (Decreto 10.991/22, alterado pelo Decreto 11.518/23), que define metas para o setor até 2050.

Segundo Ticiana Alvares, a dependência do Brasil em fertilizantes nitrogenados passou de 75% em 2015 para 96% atualmente. Ela lembrou que, há dez anos, as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafens) e a Ansa estavam em operação.

Ansa é a sigla para a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A., uma subsidiária da Petrobras, localizada no Paraná. A fábrica foi reativada em 2024, após ficar paralisada desde 2020, e faz parte de um plano da Petrobras para reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados.

Alvares lamenta que as empresas tenham sido desativadas no que considera um processo de desmonte motivado por visão apenas econômica. “O país deixou de produzir ureia e outros nitrogenados, e isso compromete a nossa segurança nacional”, disse.

Retomada
O gerente de Integração Operacional de Fertilizantes da Petrobras, Rômulo Teixeira, informou que a empresa retoma a produção em quatro fábricas: as Fafens da Bahia e Sergipe, a Ansa (PR) e a UFN III (MS).

“As quatro unidades atenderão cerca de 35% da demanda nacional de ureia”, afirmou.

O assessor da Secretaria Executiva do Ministério da agricultura, José Carlos Polidoro, explicou que o Plano Nacional de Fertilizantes tem como meta reduzir para 50% a dependência externa até 2050 e garantir autonomia tecnológica.

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

João Daniel: “Os fertilizantes são estratégicos para o desenvolvimento nacional”

Demanda
Ele destacou também o programa Caminho Verde Brasil, que pretende recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em dez anos.

“Esse programa poderá aumentar em 10 milhões de toneladas a demanda por fertilizantes até 2035, além de 20 milhões de toneladas de calcário. Sem esses insumos, corremos o risco de inviabilizar uma iniciativa fundamental para dobrar a produção agrícola sem avançar sobre a Amazônia”, disse.

O engenheiro Rosildo Silva, ex-gerente-geral da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, avaliou que as metas do plano não atendem à demanda nacional.
Segundo ele, o Brasil importou 8,3 milhões de toneladas de fertilizantes em 2024, enquanto o plano prevê produção de 6,9 milhões em 2030 e 9,5 milhões em 2050.

O debate foi solicitado pelo deputado João Daniel (PT-SE).

“Os fertilizantes são estratégicos para o desenvolvimento nacional. É um projeto que deve envolver o Estado brasileiro e toda a sociedade, com foco em emprego, renda e soberania”, afirmou.

O assessor especial da Presidência da Petrobras Giles Carriconde Azevedo defendeu a aprovação do Projeto de Lei 699/23, que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação no Plenário da Câmara.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Participação indígena deverá ser destaque na COP30, diz ministra
Próximo artigo Começa nesta quarta-feira o Circuito FAM de Cinema, em Manaus

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

2 semanas atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

2 semanas atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

2 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

2 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

3 semanas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

3 semanas atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

3 semanas atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

3 semanas atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

3 semanas atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

3 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

4 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

4 semanas atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?