Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova destinação a fundo habitacional de imóveis obtidos em pagamentos de dívidas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova destinação a fundo habitacional de imóveis obtidos em pagamentos de dívidas
Nacional

Comissão aprova destinação a fundo habitacional de imóveis obtidos em pagamentos de dívidas

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

20/10/2025 – 17:36  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Deputado Merlong Solano, relator

A Comissão de Finanças e tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que busca destinar imóveis urbanos obtidos pela UNIÃO — como forma de pagamento de dívidas tributárias — preferencialmente ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Pelo texto, a destinação ocorrerá sem ônus orçamentário para suas operações de incorporação. O objetivo é reforçar a segurança jurídica e a neutralidade fiscal da proposição, que tem caráter meramente normativo, sem gerar despesas adicionais.

A destinação ao fundo será ainda condicionada à manifestação prévia do Ministério das Cidades, que deverá demonstrar a viabilidade técnica e ambiental para a implantação de empreendimentos habitacionais no local.

Nova redação
O projeto (PL 4731/20) altera a Lei do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e foi aprovado na forma de um texto substitutivo elaborado pelo relator, deputado Merlong Solano (PT-PI).

A proposição original, do deputado João Daniel (PT-SE), destinava os imóveis para o Programa Nacional de Habitação de Interesse Social. Contudo, antes da Comissão de Finanças e tributação, a Comissão de Desenvolvimento Urbano alterou a destinação para o FNHIS, pois o termo “Programa Nacional de Habitação de Interesse Social” não corresponde a nenhum programa específico previsto na legislação brasileira.

O substitutivo aprovado na Comissão de Finanças manteve o FNHIS como destinatário preferencial e introduziu aprimoramentos para garantir a segurança jurídica da medida.

déficit habitacional
Segundo Merlong Solano, a proposta aprovada mantém o objetivo de reduzir o déficit habitacional brasileiro por meio do “aproveitamento eficiente do patrimônio público”.

“A medida transforma dívidas usualmente de difícil recebimento em ativos imobiliários com finalidade social”, explicou. “Também estabelece um mecanismo eficiente de gestão patrimonial, evitando que os imóveis permaneçam ociosos ou subutilizados.”

Solano lembrou ainda que o Brasil enfrenta um grave déficit habitacional, que superou os 6 milhões de moradias em 2022.

O relator também votou pela não implicação financeira ou orçamentária da proposta, pois não acarreta repercussão direta ou indireta na receita ou despesa da UNIÃO.

Próximos passos
O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas instrui população sobre como participar do mutirão de cirurgias de catarata
Próximo artigo Detran-AM: Escola Pública de Trânsito oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos em novembro

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

1 dia atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

2 dias atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

4 dias atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

4 dias atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

5 dias atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

1 semana atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

1 semana atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

1 semana atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

1 semana atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

1 semana atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

1 semana atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

1 semana atrás
Comissão de Saúde aprova estratégia nacional para enfrentar impactos de jogos e apostas
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Cancelada reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira
Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?