Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Audiência pública debate reparação ambiental da Bacia do Rio Doce
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Audiência pública debate reparação ambiental da Bacia do Rio Doce
Nacional

Audiência pública debate reparação ambiental da Bacia do Rio Doce

3 horas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

20/10/2025 – 12:36

Antonio Cruz/Agência Brasil

Comissão quer garantir que os recursos sejam aplicados corretamente

A comissão externa da Câmara dos Deputados sobre fiscalização dos rompimentos de barragens promove audiência pública nesta terça-feira (21) para discutir os avanços da reparação ambiental na Bacia do Rio Doce.

O debate foi proposto pelo coordenador do colegiado, deputado Rogério Correia (PT-MG), e está marcado para as 14h30, no plenário 14.

O objetivo é avaliar o cumprimento das ações previstas na Repactuação do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) de Mariana, firmado em outubro do ano passado.

O deputado lembra que o acordo foi assinado entre o governo federal, os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, as instituições de justiça e as empresas Vale, BHP e Samarco.

Pelo acordo, as mineradoras vão pagar R$ 132 bilhões para reparar os danos. Desse valor, R$ 100 bilhões serão repassados para entes públicos (UNIÃO, estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de municípios afetados que aderiram ao acordo) e devem ser destinados a projetos ambientais e socioeconômicos.

“O debate visa continuar contribuindo para dar maior transparência e garantir que os recursos sejam aplicados em políticas públicas e ações comprometidas com a reparação integral dos municípios da bacia do rio Doce e assegurar que os atingidos sejam reconhecidos e priorizados”, afirma.

Relembre
A comissão acompanha os desdobramentos dos crimes socioambientais ocorridos nas cidades mineiras de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), após o rompimento de barragens de rejeitos de minério de ferro. Os desastres deixaram quase 300 mortos e causaram sérios danos em Minas Gerais e no Espírito Santo.

O rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração, em Mariana, deixou 19 mortos e provocou imenso impacto econômico, social e ambiental no vale do Rio Doce, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Já o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, deixou mais de 270 mortos e afetou a bacia do rio Paraopeba, afluente do São Francisco.

Da Redação – MB

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Perfis Genéticos Forenses – O Destque do Amazonas
Próximo artigo Circuito da Alegria encerra programação do Mês das Crianças com tarde de diversão no Parque Rio Negro

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que agiliza busca de pessoa com deficiência desaparecida

1 hora atrás

Comissão aprova nova regra para concessão de visita a filhos por pai agressor

2 horas atrás

Comissão debate adesão a padrões internacionais de ambientes amigáveis à pessoa idosa

2 horas atrás

Comissão debate integração entre saberes tradicionais e medicina moderna

3 horas atrás

Câmara pode discutir o projeto da bagagem de mão e propostas de segurança pública

3 horas atrás

Comissão debate plano de desenvolvimento para região conhecida como Matopiba

3 horas atrás

Audiência debate repasse a atletas de parte da receita de apostas esportivas

4 horas atrás

Comissão avalia impacto de tarifas de energia na renda de famílias chefiadas por mulheres e pessoas negras

4 horas atrás

Comissão debate criação do Fundo da Igualdade Racial com movimentos negros e quilombolas

4 horas atrás

Novo sorteio define relator de processo contra deputados que participaram de manifestação no Plenário

4 horas atrás

Comissão debate impactos da alopecia areata grave e alternativas de tratamento

5 horas atrás

Audiência pública discute limites de planos de saúde para tratamentos multidisciplinares

5 horas atrás
Comissão aprova abatimento no Fies para graduado em direito que atuar na defensoria pública
Comissão aprova projeto que obriga aplicativos de mensagens a combater clonagem de contas
Comissão aprova projeto que obriga adaptar áreas de lazer a pessoas com deficiência
Sistema precisa de ajustes para garantir energia barata, diz relator de medida provisória
Comissão debate criação de sistema de cuidados de longa duração para pessoas idosas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?