Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Participantes de debate apontam dependência do Brasil em relação às big techs
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Participantes de debate apontam dependência do Brasil em relação às big techs
Nacional

Participantes de debate apontam dependência do Brasil em relação às big techs

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

08/10/2025 – 17:07  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Debate contou com representantes do Brasil, da China e da Índia

A dependência do Brasil em relação às grandes empresas estrangeiras de tecnologia – as chamadas big techs –, a necessidade de construir infraestrutura própria e a cooperação com países do BRICS foram os principais temas debatidos nesta quarta-feira (8) na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.

O debate foi solicitado pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP) e contou com representantes do Brasil, da China e da Índia. O BRICS, atualmente com 11 países, é um fórum de articulação política e cooperação entre nações emergentes.

Os participantes concordaram que a soberania tecnológica é essencial para a autonomia de países e cidadãos na era digital.

A presidente do Fórum para Tecnologia Estratégica dos BRICS+, Isabela Rocha, criticou a dependência tecnológica do Brasil. Segundo ela, mesmo sendo um dos países que mais utilizam smartphones e tendo um polo industrial relevante em Manaus, o país ainda importa a maior parte da infraestrutura tecnológica.

Ela destacou que o cotidiano de trabalho e lazer no Brasil é mediado por plataformas estrangeiras e que a regulação dessas empresas ocorre nos Estados Unidos, o que faz com que dados brasileiros sejam processados fora do país.

“Onde nós, brasileiros, Podemos promover nossos valores e preservar nossa cultura? Isso não acontece se a infraestrutura não for nossa e se a regulação não ocorrer no Brasil”, afirmou.

Poder de mercado
O consultor de políticas de ciência e tecnologia de Pequim Xiao Youdan afirmou que a concentração tecnológica em poucos países prejudica a diversidade econômica, ao concentrar cadeias de suprimentos e impor padrões que nem sempre refletem a realidade do sul global. Ele ressaltou que o BRICS reúne cerca de 40% da economia mundial, o que dá ao bloco poder de mercado para promover mudanças globais.

O integrante do Conselho de desenvolvimento econômico Social Sustentável Ergon Cugler afirmou que a soberania digital começa pela reflexão sobre “quem controla a tecnologia, por que e para quê”.

Ele defendeu a urgência da regulação. “Sem lei no ambiente digital, ficamos à mercê de regras estrangeiras que determinam nossos padrões”, disse.

Cugler destacou que os recursos gastos pelo governo com softwares e serviços externos poderiam financiar infraestrutura própria, como a criação de 86 datacenters. Segundo ele, entre 2014 e 2025 o Brasil destinou R$ 23 bilhões a contratos de softwares, serviços em nuvem e sistemas de segurança fornecidos por empresas estrangeiras.

O major-general Pawan Anand, da Índia, afirmou que o desafio é global. Segundo ele, economia e geopolítica estão sendo usadas como instrumentos de pressão entre países. Anand defendeu que, para fortalecer a cooperação, os países do BRICS precisam criar relações de confiança e interdependência mútua.

A diversidade do bloco, segundo ele, requer grupos de trabalho para compartilhar tecnologias e evitar a hegemonia de qualquer país.

O diretor do Instituto de Intercâmbio Cultural e desenvolvimento econômico dos Países do BRICS+, Luan Scliar, afirmou que o grupo, embora ainda não tenha caráter vinculante, deve fortalecer parcerias para impulsionar tecnologia, pesquisa e formação profissional no Brasil.

O debate foi conduzido pelo deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO).

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Expoagro 2025: Órgãos do Governo do Amazonas garantem bom funcionamento de todas as estruturas junto à população e produtores
Próximo artigo Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

Mais notícias desta categoria

Gás do Povo: medida aprovada prevê instalação de biodigestores para famílias de áreas rurais

8 horas atrás

Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda

9 horas atrás

Câmara votará acordo entre Mercosul e União Europeia na última semana de fevereiro, diz Motta

10 horas atrás

Durante abertura do ano legislativo, Alcolumbre defende diálogo e repúdio ao extremismo

12 horas atrás

Presidente da Câmara destaca prioridades legislativas e votações previstas para 2026

12 horas atrás

Fachin destaca papel do Congresso e metas do Judiciário

12 horas atrás

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1 e projetos de segurança pública

13 horas atrás

Proposta cria centros de referência em doenças crônicas nos municípios

13 horas atrás

Conselho de Ética deve realizar duas reuniões nesta semana

14 horas atrás

Congresso inicia sessão de inauguração do ano legislativo; acompanhe

14 horas atrás

Comissão aprova aumento da pena para violência no futebol e cria regras para jogos com torcida única

14 horas atrás

Comissão aprova novas regras para emissão de moedas digitais

15 horas atrás
Comissão aprova critérios objetivos para notificação de maus-tratos a crianças
Comissão aprova projeto que amplia incentivos ao paradesporto na Lei Geral do Esporte
Câmara pode votar nesta segunda a medida provisória do Programa Gás do Povo
Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira
Projeto regulamenta destino de bens e veículos abandonados em pátios policiais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?