O Centro de Cooperação da Cidade (CCC), da Prefeitura de Manaus, recebeu, na manhã deste sábado, 4/10, o Clube de Desbravadores Leões Celestiais, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para uma visita às instalações. A atividade teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento do CCC, ampliando o conhecimento dos jovens sobre as ações de monitoramento, segurança e gerenciamento urbano desenvolvidas na capital.
“Receber o grupo de desbravadores Leões Celestiais, da Igreja Adventista, aqui no Centro de Cooperação da Cidade é uma alegria e também uma oportunidade muito especial. Esses adolescentes, de 10 a 15 anos, puderam conhecer de perto como o CCC atua diariamente para garantir mais segurança, organização e qualidade de vida para a população de Manaus. É muito importante que eles tenham essa vivência, entendendo o valor da cooperação entre instituições e cidadãos. Ao abrir nossas portas para essa visita, também reforçamos o nosso compromisso com a formação de uma geração consciente, participativa e que valoriza o cuidado com a cidade”, ressaltou o superintendente do CCC, Sandro Diz.
Durante a visita, os desbravadores conheceram detalhadamente as principais áreas e setores do centro. Na Sala de Monitoramento, onde PODE observar, a partir de 27 monitores de 55 polegadas, simultaneamente, imagens de câmeras, mapas de calor e fluxos de dados, em tempo real, que servem de apoio à tomada de decisão da gestão.
Os jovens também conheceram o Contact Center, ambiente operacional onde atuam as equipes das secretarias municipais de saúde (Semsa), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc) e do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), coordenando os atendimentos e as ações emergenciais.
No Data Center, a equipe que esteve no local teve uma visão do setor responsável pelo processamento, armazenamento e um dos backups dos dados municipais.
“Agradeço de coração por abrirem as portas para nós. Foi uma experiência transformadora para os nossos jovens. Muitos ficaram impressionados ao descobrir como a cidade é cuidada de forma tão integrada, algo que, até então, não imaginavam. Tenho certeza de que essa visita despertou em muitos o desejo de contribuir com a sociedade, seja agora ou no futuro, quem sabe até integrando alguma área de atuação voltada ao bem público. Mais do que conhecimento, eles levarão para casa uma inspiração, algo para compartilhar com suas famílias. E é exatamente isso que buscamos: mostrar novos caminhos e plantar sementes que cresçam junto com eles”, disse Ary Nascimento, diretor do Clube Leões Celestiais.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/CCC