Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sejusc recebe ‘Vampirão’ para reforçar estoque de sangue do Hemoam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sejusc recebe ‘Vampirão’ para reforçar estoque de sangue do Hemoam
Governo do Amazonas

Sejusc recebe ‘Vampirão’ para reforçar estoque de sangue do Hemoam

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A ação contou com a participação de servidores e colaboradores da pasta e da Cosama

Fotos: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Para reforçar o abastecimento dos estoques de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), a Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) recebeu nesta quinta-feira (02/10), o “Vampirão” – unidade móvel de coleta de sangue -, que atendeu os servidores e colaboradores da pasta e da Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama). A atividade foi realizada na sede da SEJUSC, zona centro-sul da capital.

Segundo a secretária da SEJUSC, Jussara Pedrosa, a ação reforça o compromisso com o abastecimento nos estoques de sangue do Hemoam, o único banco de sangue de todo o Amazonas. “Nós vimos a necessidade do Hemoam e atendemos ao pedido de doações. Sendo assim, nos mobilizamos, enquanto SEJUSC e de parceiros como a Cosama, com nossos servidores e colaboradores, para fazer essa REDE do bem e ajudar a quem mais precisa”, pontua.

A subgerente da Coleta Externa do Hemoam, Wilmara Silva, destaca a relevância das parcerias entre órgãos públicos do Governo do Estado e reforça a importância da população em fazer a doação de sangue. “O Hemoam é o único banco de sangue do Amazonas, responsável por abastecer tanto a REDE pública quanto a privada, na capital e no interior. Isso mostra a dimensão do nosso trabalho, que consiste em atrair diariamente novos doadores. Cada doação PODE salvar até quatro vidas”, explica a assistente social.

Entre os voluntários para doação, estava a servidora da SEJUSC, Francimara Souza, de 52 anos, que atua no setor de Registro de Nascimento (RCN). Ela relembra que a primeira vez que doou sangue foi em 2011, quando a mãe, por complicações de saúde, necessitou de uma transfusão. Desde então, ela se tornou doadora voluntária.

Fotos: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“É importante fazermos isso, mas só percebemos de fato quando precisamos. Houve um episódio em que minha mãe precisou e, pela dificuldade em encontrar bolsas disponíveis, a única saída foi doar para ela. Desde então, não parei mais”, relata Francimara.

Doando pela primeira vez, Felipe Arévalo, de 20 anos, que atua no pronto atendimento ao Cidadão (PAC) do Studio 5, destaca a importância da participação dos jovens em ações como essas. “É a minha primeira vez doando sangue e percebo a relevância desse ato.

Sabemos que o Hemoam necessita de bolsas constantemente, e muitos jovens têm condições de ajudar. Considero fundamental que mais pessoas da minha faixa etária participem. Eu simplesmente decidi contribuir e estou aqui para ajudar quem precisa”, afirma.

Quem PODE doar

Podem doar pessoas entre 18 e 69 anos, em boas condições de saúde e com mais de 50 quilos. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, com autorização dos responsáveis. Entre os impedimentos estão hepatites após os 10 anos, uso de drogas, comportamento de risco, malária ou infecções sexualmente transmissíveis recentes.

Fotos: Lincoln Ferreira/SEJUSC

A coleta segue protocolos de segurança e inclui cadastro, exame rápido, triagem clínica e retirada de cerca de 450 ml de sangue. Todo o material é descartável e o sangue passa por testes antes do uso.

Doar sangue não faz mal à saúde. O organismo repõe o volume em até 24 horas e os demais componentes em até 30 dias. Após a doação, recomenda-se evitar esforço físico e consumo de bebidas alcoólicas no mesmo dia.

Em Manaus, as doações podem ser feitas no Hemoam, na avenida Constantino Nery, nº 4.397, bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h30 às 17h, com documento de identidade com foto.

O post Sejusc recebe ‘Vampirão’ para reforçar estoque de sangue do Hemoam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas lança edital de chamamento com suporte financeiro para OSCs de atendimento à Pessoas com Deficiência
Próximo artigo Comissão debate violência contra ativistas de direitos humanos no Brasil

Mais notícias desta categoria

Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais

6 horas atrás

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas aborda toxinas produzidas por fungos em alimentos

8 horas atrás

IML procura por familiares de Mario José Cordeiro, nascido em Pernambuco, que morreu em Manaus

10 horas atrás

RecuperaFone: Restituição de aparelhos celulares encerra na quarta-feira, alerta SSP-AM

10 horas atrás

Estão abertas as inscrições para o seminário sobre humanização no cuidado de crianças e adolescentes, em Coari

10 horas atrás

Festival DELAS celebra a força feminina nas artes cênicas e aéreas no Teatro da Instalação

11 horas atrás

Biblioteca Pública do Amazonas recebe exemplar completo da Bíblia em Braille em cerimônia aberta ao público

11 horas atrás

Fiscalização integrada apreende 4,5 toneladas de pescado ilegal na RDS Piagaçu-Purus

11 horas atrás

Ipaam contabiliza 283 criadores de abelhas sem ferrão no Amazonas e reforça incentivo à atividade sustentável

12 horas atrás

Líder na região norte, Amazonas é o 6° estado que mais apreende drogas no país

12 horas atrás

Esporte é inclusão: Sejusc realiza Torneio da Diversidade LGBTQIA+ em Manaus

12 horas atrás

PC-AM divulga imagem de suspeito de estupro contra duas universitárias no bairro Coroado

12 horas atrás
IML busca por familiares de Walker de Assis Oliveira, que faleceu em Manaus
Idam promove regularização de agricultores familiares em Japurá
No Palácio Rio Negro, Gala Advanced II celebra 20 anos de excelência técnica do Ballet Álvaro Gonçalves
Treinamento do Corpo de Bombeiros simula vazamento de produto químico e desabamento parcial de prédio no Centro
Estudante do Cetam representa o Amazonas em concurso nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?