A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), intensificou, no mês de setembro, as ações do patrulhamento escolar nas unidades da REDE municipal de ensino. Ao todo, a Guarda Municipal de Manaus (GMM) realizou 40 patrulhamentos em 33 escolas distribuídas em diferentes zonas da capital.
As ações são realizadas de forma preventiva e estratégica, com visitas regulares às escolas e monitoramento do entorno, assegurando maior proteção a alunos, professores e servidores. No período, foram atendidas escolas em todas as zonas da cidade.
Implantado em 2022, o serviço de ronda escolar conta com grupamentos fixos da Guarda Municipal, que atuam diariamente nas unidades de ensino. A operação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de educação (Semed), responsável pelo planejamento e definição das escolas que recebem atendimento prioritário.
De acordo com o titular da Semseg, Alberto de Siqueira, a presença da guarda nas escolas amplia a sensação de segurança e aproxima a corporação da comunidade escolar.
“É fundamental que os alunos e seus responsáveis se sintam protegidos. A presença da Guarda Municipal nas escolas reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a segurança e a tranquilidade no ambiente escolar”, destacou o secretário.
O diretor da GMM, Claudionei Barbosa, ressaltou que as ações são direcionadas de acordo com as demandas apresentadas pela Semed.
“Estamos atuando semanalmente nas unidades de ensino, priorizando aquelas que a Secretaria de educação indica como mais vulneráveis. Além disso, qualquer ocorrência PODE ser registrada pelo número 153, com envio imediato de uma viatura ao local”, afirmou Barbosa.
Ele acrescentou que os patrulhamentos foram reforçados com maior número de equipes nas ruas, fortalecendo a presença da Guarda Municipal tanto nas escolas quanto nos bairros.
A Prefeitura de Manaus reforça que o canal 153 permanece ativo e disponível para ocorrências de segurança escolar em tempo real, garantindo resposta ágil e apoio imediato sempre que solicitado por gestores e diretores da REDE municipal de ensino.
— — —
Texto e Fotos – Assessoria / Semseg