Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Peritos e policiais pedem alterações na PEC da Segurança Pública
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Peritos e policiais pedem alterações na PEC da Segurança Pública
Nacional

Peritos e policiais pedem alterações na PEC da Segurança Pública

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

30/09/2025 – 15:03  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Audiência pública foi promovida pela comissão especial que analisa a proposta

Representantes de peritos criminais e operadores da segurança pública pediram nesta terça-feira (30), durante debate na Câmara dos Deputados, mudanças na Proposta de Emenda à Constituição 18/25 (conhecida como PEC da Segurança Pública).

A PEC 18/25 inclui na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), hoje previsto na Lei 13.675/18. O texto também amplia competências da polícia Federal e fortalece o papel da UNIÃO no planejamento e na coordenação do setor.

polícia científica
O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, e o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Marcos Secco, criticaram a versão original da proposta, que não menciona a polícia científica.

De maneira geral, eles reivindicaram alterações para assegurar, na Constituição, a autonomia técnica, científica e funcional para integrantes da perícia oficial criminal, reforçando, assim, dispositivos da Lei 12.030/09, que trata do assunto.

“Não tem como pensar na solução de crimes sem a atuação da perícia criminal, das polícias científicas”, afirmou o diretor-substituto técnico-científico da polícia Federal, Carlos Eduardo Palhares Machado.

“A perícia criminal é essencial para assegurar o direito constitucional à prova, que está intimamente ligado à ampla defesa e ao contraditório”, argumentou Marcos Camargo. “Contribui não apenas para a resolução de crimes, mas também para julgamentos justos, reduzindo impunidades e mitigando injustiças”, destacou ele.

Por sua vez, Marcos Secco defendeu a inclusão da polícia científica no Susp por meio de ajustes na PEC 18/25, embora tenha lembrado os parlamentares que, no momento, o Senado examina outro texto com objetivo semelhante (PEC 76/19).

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Machado: Não tem como pensar na solução de crimes sem a atuação da perícia criminal

Valorização dos policiais 
A audiência pública desta terça-feira foi proposta pelo relator da comissão especial que analisa a proposta, deputado Mendonça Filho (UNIÃO-PE), pelas deputadas Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) e Maria do Rosário (PT-RS) e pelo deputado Sanderson (PL-RS).

Durante o debate, o presidente da Confederação Brasileira de Policiais Civis (Cobrapol), Giancarlo Miranda, criticou a PEC apresentada pelo governo, devido à falta de valorização das carreiras dos operadores da segurança pública.

“Não há como se discutir uma segurança pública de qualidade se não tivermos o policial civil, o policial militar, o guarda municipal, todos valorizados na linha de frente”, disse Giancarlo Miranda. “Não é uma questão corporativa, como muitos dizem, é uma questão de melhorar o atendimento para o cidadão”, afirmou.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata
Próximo artigo Comissão aprova projeto de combate a crimes praticados por ligações telefônicas

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação da Semana Nacional de Conscientização sobre a Febre Oropouche

2 dias atrás

Câmara Homenageia Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

2 dias atrás

Motta critica governo por ‘falsas narrativas’ em relação ao marco legal do combate ao crime organizado

2 dias atrás

Comissão especial debate desafios federativos na segurança pública

2 dias atrás

Comissão aprova programa de incentivo ao esporte educacional

2 dias atrás

Comissão do Esporte aprova incentivo ao futebol feminino

2 dias atrás

Comissão especial vota parecer sobre criação do Fundo Nacional da Igualdade Racial

2 dias atrás

Deputados esperam ampliar apoio a projetos de lei sobre mudanças do clima após a COP30

2 dias atrás

Comissão debate direitos e desafios enfrentados pelas pessoas ostomizadas

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que restringe acareações em crimes cometidos com violência contra a mulher

2 dias atrás

Comissão aprova CEP rural para facilitar localização de propriedades no campo

2 dias atrás

Comissão debate impacto escolar da falta de laudo adequado sobre neurodesenvolvimento de crianças

2 dias atrás
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrantes de organizações criminosas
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrante de organização criminosa
Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado
Câmara conclui votação do projeto de combate ao crime organizado
Motta diz que aprovação de projeto antifacção é resposta dura contra o crime organizado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?